Turismo é sugerido para ocupar o prédio do Automóvel Clube

Houve um tempo em que a Prefeitura de Bauru promovia constantes eventos ligados ao Turismo, com presença até do Secretário Estadual e registrou-se então consideráveis avanços. Participavam associações e todo o trade a dar dimensão ao que se propunha naquele momento.

Foram criados diversos conselhos de turismo (um para cada cidade da região), o CODER (Conselho Regional de Turismo) e até o roteiro Caminhos do Centro Oeste Paulista, que se interligava a outros dois e deles saiam roteiros mais extensos que cobriam boa parte do estado. Bons tempos e tudo caminhava para enfim termos um turismo no estado mais rico da federação uma atividade sabidamente rentável e importante. Mas foi por pouco tempo, pois logo a política falou mais alto e a parte técnica ficou para segundo plano.

Agora parece que as coisas estão de volta com a prefeitura de Bauru realizando neste sábado, dia 11, o Encontro Regional de Turismo, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda. O evento contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, de representantes de prefeituras da região e do Sebrae.

“O turismo, hoje, é um grande elemento para gerar emprego e distribuir renda. Esse encontro foi importante para passarmos orientações aos prefeitos, e representantes de prefeituras aqui presentes, para se criar produtos turísticos. Não adianta ter um belo rio, um belo atrativo turístico, se você não dá um nome, se você não faz uma embalagem bonita e coloca para ser vendido. Sentimos um interesse muito grande de todos os gestores públicos que participaram e temos certeza que esse encontro irá gerar muitos frutos positivos no futuro”, enfatizou o secretário Laércio Benko.

O prefeito Clodoaldo Gazzeta, que compareceu ao evento acompanhado dos secretários Aline Prado Fogolin (Sedecon) e Luiz Fonseca (Cultura), ressaltou a importância de Bauru sediar um encontro como esse. “O turismo é muito importante em nossa cidade. Podemos desenvolver várias ações nessa área e a presença do secretário na cidade nos fortalece na articulação regional do desenvolvimento do turismo. Algumas cidades possuem potenciais naturais para o turismo, Bauru tem o potencial de infraestrutura, com o turismo de negócios, comercial e universitário. Temos um potencial muito grande e que pode ser melhor explorado e desenvolvido com o auxílio da secretaria estadual do turismo.” Os vereadores Chiara Ranieri e Manoel Losila também comparecem ao encontro.

A secretária Aline Prado Fogolin destacou o encontro como oportunidade de retomar projetos importantes para o turismo regional, como o Projeto Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista. “Bauru possui grande importância no contexto estadual e a vinda do secretário ressalta esse destaque. Queremos aproveitar essa visita para retomar alguns trabalhos que no passado tiveram êxito, como Caminhos do Centro Oeste, e a partir disso continuemos com boas práticas que vinham sendo promovidas na região e, assim, possamos resgatar o potencial turístico da região”, disse a secretária, que pretende realizar um novo encontro em 60 dias.

Compareceram ao encontro o prefeito de Avaí, André Luiz Antônio, de Iacanga, Ismael Edson Boaini, de Piratininga, Sandro Bola, o vice-prefeito de Agudos, Jaime Caputti, de Garça, Cassiano Pelegrini, e os vereadores de São Manuel, Evaldo Arruda e Jacó Santos. Também marcou presença o vice-presidente do PHS na cidade de Marília, Mário Bulgareli.

“Encontros como esse são muitos importantes, principalmente para municípios pequenos e com grande potencial turístico como o nosso, para que possamos participar do programa de interesse turístico e, assim, recebermos um aporte do governo estadual para investimentos nesse setor e melhorarmos a economia local”, afirmou o prefeito de Piratininga, Sandro Bola.

Comemoração 75 anos Automóvel Clube

O assunto é retomado aqui exatamente um dia após ser anunciado o fim do contrato da prefeitura com o Automóvel Clube e fica a sugestão: por que não se transferir para o maestoso prédio as instalações da pasta liderada por Aline Fogolin? O custo com manutenção cairá pela metade, além de outros aspectos mais que irão valorizar a área central.

(*) Renato Cardoso, o autor, é jornalista, publicitário e bacharel em direito.