NBB: bauruenses podem reviver momentos de 15 anos atrás

Há exatos 15 anos o Bauru Basket vencia o título do basquete principal no esporte brasileiro, naquela oportunidade jogando com a denominação e patrocínio Tilibra/Copimax.

Foto de Wander Roberto/CBB.O fato, até para dar mais motivação ao time atual, que parte para importante decisão no final de semana, aquele lelenco, com comissão técnica e diretores celebraramm no ginásio Panela de Pressão a histórica conquista do Nacional
O fato é um mais do conjunto de ações que surgem de todos os cantos, partindo de bauruenses de todos os lados, apaixonados que estão pelo novo esporte de Bauru, que tem levado o nome da nossa cidade bem longe. Isso a apenas três dias antes da partida final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2016/17 contra o Paulistano,

Há 15 anos aconteceu a única conquista de um Campeonato Brasileiro, em jogo final de campeonato ocrrido em 14 de junho de 2002, quando o Tilibra/Copimax venceu o Araraquara por 77 a 69, fechando a série em 3 a 0, diante de um ginásio Panela de Pressão completamente lotado.

Quis o destino que a finalíssima desta vez seja em quadra neutra, e a cidade escolhida foi justamente Araraquara, rival do Tilibra em 2002. O que se tem como certo é a casa cheia em favor do Dragão, pois a torcida se organiza para lotar o Gigantão e empurrar o time rumo ao bicampeonato nacional – o primeiro no NBB.

Bauru, cidade com identificação para com o esporte, em especial o futebol, pelo Bauru Atlético Clube, fundado em 1.919 e Esporte Clube Noroeste, com fundação em 1.910, além de Pelé, que leva ainda o nome da cidade aos quatro cantos do mundo, hoje tem uma queda especial para com o basquete, em razão de sua trajetória nos últimos anos, contando com apoio de patrocinadores e grande torcida. Aos pucos o esporte foi ganhando mais adeptos e hoje o nosso ginásio Panela de Pressão, sede dos jogos em Bauru, se torna pequeno diante de tanta procura por espaço, pelos torcedores, ávidos em ver seu time brilhar nas quadras.

Hoje o basquete vive o resultado de um trabalho de décadas, tanto no feminino, que teve grandes nomes na seleção, quanto no masculino, com a Associação Luso Brasileira e depois o Tilibra, sob a presidência do empresário Caio Coube, até chegar ao atual projeto. Em 2002, sob a presidência de Caio Coube foi, por muitos anos, a maior conquista da modalidade, sendo superada apenas recentemente com os títulos internacionais da Liga Sul-Americana em 2014 e da Liga das Américas em 2015.

Há 15 anos no Nacional, o Tilibra foi eleito a revelação do Brasileiro de 2002, indo, no ano seguinte, para a NBA, onde atua até hoje.
E a esperança, quase confiança, é de que venceremos no próximo jogo e isso fará com que nossa cidade permaneça por muito tempo, ainda, no torneio mais importante do basquete nacional. A história de sucesso de nosso basquete é mais um estímulo aos jovens que representam a cidade no campeonato mais importante da modalidade em nível nacional.

Vamos à torcida!

* Temos na foto p elenco, comissão técnica e diretores do Tilibra/Copimax celebrando no ginásio Panela de Pressão a histórica conquista do Nacional. Foto de Wander Roberto/CBB.

Mais pelo Vivendo Bauru.