Segue programação sobre a Semana Cultural Indígena

A semana cultural indígena acontece na Estação Ferroviária e Avaí, com uma agenda que é repleta de atrações em celebração ao Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19).

índios Yawanawa – Foto: Maria Fernanda Ribeiro (Facebook de Manu Saggioro)A semana cultural é organizada pela Associação Araci Cultura Indígena, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Indígena, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento é gratuito e terá atividades centralizadas na Estação Ferroviária de Bauru, além da aldeia Kopenoti, na reserva Araribá, em Avaí. Na estação ferroviária, as atividades tiveram início nesta quinta-feira (20), com uma réplica de oca da aldeia Kopenoti para visitação, exposição de fotos, palestra sobre a cultura da aldeia e venda de artesanatos em cerâmica.

A partir das nove horas da manhã teve programação na aldeia em Avaí, com danças, trilha ecológica, pintura corporal, praça de alimentação e venda de artesanatos.

Na aldeia Ekeruá em Avaí, no Dia do Índio, quarta-feira (19), na praça de alimentação teve pratos típicos da culinária Terena. A partir das 8h, na aldeia, houve uma oração Terena, seguido do Hino Nacional e do Hino Terena. Depois dança Putu-Putu, dança da chuva e a dança da ema. Além de teatro de contos indígenas e exposição de artesanatos.

Confira a programação:

 Dia 20, das 8h às 11h30, na Estação Ferroviária de Bauru

– Oca tecnológiva

– Exposição de fotos “conheceno a aldeia kopenoti”

– Praça kaigang – quem são os kaingang e por onde andam?

– Feira de artesanatos em cerâmica

Dia 22 de abril- na aldeia Ekeruá

– apresentação da dança putu-putu (lê-se putú-putú) – dança da chuva – e a dança da ema;

– 14h – início do torneio de futebol de areia feminino

– 15h – início da partida amistosa de futebol indígena

– 23h – show da banda Nova Era de São José do Rio Preto

Dia 23 de abril- na aldeia Ekeruá

– 10h – amistoso futebol feminino

– 11h – torneiro de futebol masculino

– 14h – Competição de arco e flecha

– 16h – Competição de cabo de força masculino adulto

Fonte: 94 FM.

Mais pelo Vivendo Bauru.