Sanduíche bauru completa 80 anos

A data está sendo lembrada de norte a sul do País através da mídia que dá destaque ao acontecimento. Neste dia 03 de novembro de 2.017, o sanduíche bauru completa 80 anos e vai um pouco de sua história.

Veja matéria levada ao ar pela Rede Bandeirantes de Televisão. Clique em https://goo.gl/mGdbzW

O sanduíche bauru
A inauguração do Ponto Chic no Largo do Paissandú (São Paulo) coincidiu com a Semana de Arte Moderna, e logo os intelectuais, artistas, modernistas adotaram o bar como reduto.

Ano de invenção: 1.937

Vai um perfeito documentário, produzido para a disciplina de Telejornalismo II do curso de Jornalismo da Unesp/Bauru, sob orientação do Prof. Dr. Denis Porto Renó, com mais informações e chegamos a 1.937, data em que a delícia do sanduíche foi inventada.

O Bauru do Ponto Chic é um delicioso sanduíche no pão francês, com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de 4 tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço).

As lojas possuem um cardápio variado com lanches, porções e pratos tradicionais da cultura paulista. É imperdível visitar o Ponto Chic e conhecer as tradições e as delícias que fazem sucesso há tanto tempo!

Hoje há 3 lojas em São Paulo, Paissandu, Perdizes e Paraíso.

80 ANOS DO VERDADEIRO BAURU

Em 2017, a receita original do bauru completa 80 anos, uma história recheada de sabores. Foi no Largo do Paissandu onde tudo começou, na loja mais tradicional do Ponto Chic, fundada em 1922. Sua inauguração coincidiu com a Semana de Arte Moderna, e logo os intelectuais, artistas, modernistas adotaram o bar como reduto. Frequentada por grandes celebridades como Mario de Andrade, Anita Malfatti, Monteiro Lobato e tantos outros.

Os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco também se tornaram assíduos frequentadores. Um de seus mais ilustres alunos, Casimiro Pinto Neto, o Bauru, que tinha esse apelido por ser da cidade de Bauru, SP, foi o protagonista na criação do sanduíche mais pedido da casa alguns anos mais tarde (1937).

O prédio centenário mantém sua fachada original. Cardápio completo de pratos, lanches e petiscos. Conta com drinks variados, carta de vinhos da Casa Valduga e o delicioso Chopp Brahma. Além de manter a receita original do famoso Bauru até hoje, tanto no Largo do Paissandu, como nas lojas de Perdizes e Paraíso.

O SANDUÍCHE QUE GANHOU O APELIDO DO SEU CRIADOR.

“Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos – hoje já falecido – e falei: – Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: – Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso. (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também frequentador do PONTO CHIC – que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: – Falta a vitamina, bota ai umas fatias de tomate. Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o “Quico” -Antonio Boccini Jr.-, que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Ai ele gritou para o garçom, que era um russo chamado ALEX: Me vê um desses do “BAURU”. “

Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do “BAURU” e assim ficou o nome de BAURU para o sanduíche inventado por Casimiro Pinto Neto, mais conhecido como “BAURU”.

SABOR INCONFUNDÍVEL

Quatro tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço), preparados de um jeito único. Os chapeiros do Ponto Chic são treinados para manter o sabor da receita original, assim, geração após geração, quem visitar as lojas terá sempre a mesma experiência deliciosa ao provar o verdadeiro bauru.

Algumas lanchonetes adicionaram aos seus cardápios elementos inspirados na receita do nosso bauru, difundindo ainda mais a fama do sanduíche ao redor do Brasil, mas o original só o Ponto Chic tem. Confira o link para descobrir como essa delícia é preparada.

A receita ainda leva fatias de rosbife, tomate e pepino em conserva, tudo no pão fresquinho e crocante. Originalidade e sabor que fazem toda a diferença.

A RECEITA ORIGINAL

Bauru ao Ponto Chic

Delicioso sanduíche no pão francês com finas fatias de rosbife (frio), tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de 4 tipos de queijos fundidos (prato, estepe, gouda e suíço).

Receita Bauru ao Ponto Chic

  1. a) 70g de Roast Beef
  2. b) 100g de queijo (proporções iguais de Estepe, Prato, Gouda e Suíço) derretidos em banho-maria
  3. c) 3 rodelas de pepino em conserva
  4. d) 3 rodelas de tomate
  5. e) 1 pão francês (60g)

* Roast Beef – Peça inteira de lagarto assado em fogo alto (braseiro), deixando dourada por fora e ao ponto por dentro

* Queijo – Mistura-se proporções iguais dos quatro tipos de queijo e cozinha-se em água com manteiga até completa mistura dos quatro.
* Pepino: pepinos inteiros cozidos no vinagre por 7 dias.

Modo de preparo:

Corta-se um pão francês ao meio no sentido horizontal
Retira-se o miolo da parte superior
Na parte inferior coloca-se de 5 a 6 fatias de rosbife
Em cima do rosbife são colocadas 3 rodelas finas de tomate
Em cima do tomate são colocadas 3 rodelas finas de pepino em conserva
Em uma forma ou frigideira aqueça um pouco de água (300ml) sem deixar ferver.
Coloque para derreter na água 10g de manteiga
Após derreter a manteiga mistura-se, em proporções iguais de cada tipo de queijo e deixa derreter até formar uma pasta homogênea.
Na parte superior do pão (canoa) coloca-se o queijo derretido.
A parte superior do pão é colocada sobre a parte que já está preparada.
Corta-se ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru em sua forma original!

LOJAS DO PONTO CHIC

PAISSANDU
Largo do Paissandu, 27
Tel (11) 3222-6528

PERDIZES
Largo Padre Péricles, 139
Tel (11) 3826-0500

PARAISO
Praça Oswaldo Cruz, 26
tel (11) 3289-1480