Sambódromo recebe a 1ª Feira das Mulheres Artesãs

A Prefeitura de Bauru, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Cultura, realiza no próximo dia 13 (sábado) a 1ª Feira das Mulheres Artesãs.

O evento será aberto para visitação do público, das 8h às 18h, no Sambódromo Municipal, com a exposição do trabalho de 60 artesãos, sendo 54 mulheres e 6 homens, além de várias atrações e programações culturais.

Serão expostos e comercializados trabalhos em pedrarias, crochê, bordado, biojoias em sementes, bambu, ponto cruz, madeira, patchwork e boneco em feltro. A praça de alimentação ainda trará opções de comida vegana, conservas e pimentas, feira orgânica, doces e tortas caseiras.

Além de divulgar o belo trabalho realizado pelos artesãos da cidade, a proposta da exposição é oportunizar a comercialização do artesanato das mulheres e, assim, contribuir com a autonomia financeira das artesãs.

Izabela Komimura, uma das expositoras da Feira, acredita que o evento irá despertar o empreendedorismo local, gerando oportunidade de renda às artesãs. “A Feira traz uma excelente possibilidade de divulgar ao público esse trabalho que fazemos de forma tão prazerosa, com a probabilidade de tornar essa atividade em futuro negócio que possa incrementar a economia”.

A artesã Solange Penteado, que irá exibir bolsas e acessórios, falou sobre a importância e perspectiva da Feira. “A população poderá conhecer nossos produtos, fazer encomendas e conferir os talentos que existem em nosso município. As palestras voltadas às participantes do evento, realizadas pelo Sebrae e Sedecon, possibilitaram um suporte para nos orientar sobre todo o planejamento da Feira. Vejo uma grande expectativa em viabilizar esse trabalho como fonte de renda”.

As artesãs que não foram selecionadas para a Feira poderão participar de duas oficinas que estarão incluídas na programação da semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece de 8 a 12 de maio. Quem tiver interesse em participar das palestras e oficinas deve entrar em contato com o Sebrae Bauru através do telefone 3104-1710.

A secretária Aline Prado Fogolin adianta que no segundo semestre novas ações serão desenvolvidas pela Sedecon para gerar oportunidades de integração do turismo e artesanato, possibilitando que os artesãos do município possam ter espaço para demonstrar e comercializar seus produtos e obras.

A 1ª Feira das Mulheres Artesãs tem o apoio do Sebrae e das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (Sagra), de Saúde, de Meio Ambiente (Semma), de Obras, de Esportes e Lazer (Semel) e de Administrações Regionais (Sear).

Associação dos Artesãos se reúne com prefeito por espaço permanente de exposição

O prefeito Clodoaldo Gazzetta recebeu nesta quarta-feira, dia 03, a visita de representantes da Associação dos Artesãos de Bauru, que reivindicam um espaço permanente para comercialização dos trabalhos na cidade.

Estiveram com o prefeito Rita Aparecida de Paula Bota, presidente da associação, Lurdes Dantas, vice-presidente, e Juliana Farinha Biondi, fiscal da associação.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Antônio Carlos Gimenez, os secretários Luiz Fonseca (Cultura) e Aline Prado Fogolin (Sedecon), a Chefe de Gabinete, Majô Jandreice, os diretores da Sedecon, Marina Martins e Rafael Rosalin, e o vereador Serginho Brum.

Prefeito e secretários receberam a demanda da associação e destacaram a importância de, além de disponibilizar um espaço para exposição dos artesãos, também desenvolver a qualificação desses profissionais, atrelando os trabalhos realizados ao turismo da cidade. Uma nova reunião será realizada nos próximos dias, inclusive com maior participação dos artesãos, para discutir esses assuntos.

“Antes de termos um espaço físico, entendemos que precisamos coordenar uma ação de artesanato com o turismo, porque o artesanato é um produto turístico. A Sedecon, juntamente com o Comtur, está elaborando vários projetos para atender as demandas dos artesãos. A curto prazo, queremos capacitar, catalogar e levantar o potencial artesanal do município e identificar qual o produto artesanal genuinamente bauruense, isso ainda não existe. Após isso, podemos começar a pensar em uma estrutura física fixa para os artesãos da cidade. Antes disso, vamos desenvolver atividades de gestão e capacitação desses profissionais”, destacou a secretária Aline Prado Fogolin.

Feira das Mulheres Artesãs

Representantes da Associação dos Artesãos de Bauru estarão presentes na 1ª Feira das Mulheres Artesãs, que será realizada em parceria pelas Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, no próximo dia 13, das 8h às 18h, no Sambódromo Municipal. O evento contará com a exposição de 60 profissionais, além de várias atrações culturais e praça de alimentação.

Porém, as artesãs que não foram selecionadas para a Feira poderão participar de duas oficinas que estão incluídas na programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece de 8 a 12 deste mês. Os interessados devem entrar em contato com o Sebrae Bauru através do telefone 3104-1710.

– Dia 08 de maio, das 9h às 13h: Oficina “Sei controlar meu dinheiro”.
– Dia 12 de maio, das 15h às 19h: Oficina “Sei vender”.

Local das palestras e oficinas: Sebrae Bauru – Av. Duque de Caxias, 16-82, Vila Cardia.

Mais pelo Vivendo Bauru.