Simab tem sequência nesta quarta-feira: tema biodiversidade

Circuito da Biodiversidade, mesa redonda, caminhada da biodiversidade e palestras estão na programação da XVIII Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru desta quarta-feira, 07/06.

As atividades da Semana tiveram início nesta segunda-feira, 05, e seguem até domingo, 11. A abertura oficial aconteceu na noite desta segunda com a participação do prefeito Clodoaldo Gazzetta e da secretária de Meio Ambiente, Mayra Fernandes. O prefeito anunciou três novas ações que serão implementadas no município: a incorporação de dois ônibus elétricos à frota de circulares da cidade, a recuperação dos córregos do município e uma parceria público-privada, para o tratamento do lixo.

Nesta terça-feira, 06, a Simab contou com o Lançamento da Campanha Junho Mais Laranja, visitas à ACIFLORA, teatro e roda de conversa, palestras e encontro educativo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta segunda, 05. Foi criado em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. A data tem por finalidade incentivar uma postura crítica e ativa frente aos problemas ambientais existentes no planeta.

O tema que está sendo trabalhado pela Simab este ano é “Quanto vale a Biodiversidade?”. A Simab é voltada às instituições públicas, privadas, ONGs e à sociedade civil, com o objetivo de realizar um intercâmbio de conhecimentos e experiências, com atividades de Educação Ambiental para todas as faixas-etárias. O evento propõe a discussão e reflexão da responsabilidade de cada indivíduo na manutenção de um meio ambiente equilibrado e na resolução dos problemas ambientais que envolvem a comunidade, a cidade, o país e o planeta.

Ameaças à Biodiversidade

O termo biodiversidade é bastante recente e vem da contração da expressão diversidade biológica. A importância da biodiversidade está na relação de serviços ecossistêmicos oferecidos pela natureza (por exemplo: polinização das flores realizada por abelhas, beija-flores e morcegos; proteção dos recursos do solo por meio das folhagens, folhas mortas e raízes; controle climático pela absorção de CO2 e liberação de O2; controle de enchentes pela permeabilidade do solo; controle de dejetos por meio de bactérias depuradoras de resíduos) e na oferta de recursos naturais necessários para sobrevivência de todas as formas de vida.

As ameaças à biodiversidade são variadas e principalmente causadas pela ação do homem. A velocidade das extinções antrópicas tem sido considerada até mil vezes maior do que as extinções naturais. E por que tantas espécies são extintas? Principalmente pela redução e fragmentação das áreas naturais, mudanças climáticas, caça, comércio ilegal da biodiversidade, introdução de espécies exóticas, poluição atmosférica, das águas e do solo, uso não sustentável dos recursos naturais, entre outros.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
07 DE JUNHO
QUARTA-FEIRA
PERÍODO MANHÃ
Atividade: Circuito da Biodiversidade na USC – A ciência leva ao conhecimento
Horário: 8h às 10h
Público-alvo: alunos do 9º ano do Sistema Municipal de Ensino
Descrição da atividade: Os alunos terão a oportunidade de conhecer os diferentes laboratórios de pesquisa da USC que trabalham com a diversidade de seres vivos e áreas afins, além de conhecer os docentes e alunos que trabalham em cada laboratório. O objetivo é mostrar a importância do conhecimento para a proteção da biodiversidade e como esse conhecimento é construído na Universidade.
Vagas: 50
Local: Laboratórios da Universidade do Sagrado Coração, (Bloco K) – Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Ponto de Encontro: Entrada do Bloco K, próximo à Fisioterapia.
Endereço: Rua Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil
Contato: (14) 98102-5908

PERÍODO DA TARDE
Atividade: Mesa redonda sobre a interdisciplinaridade nos estudos de biodiversidade
Palestra 1: Biodiversidade de Parasitos de Peixes de Águas interiores do Estado de São Paulo. Palestrante: Prof Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração).
Palestra 2: A riqueza da biodiversidade em raízes e tuberosas. Palestrante: Prof. Dr. Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração e Coordenador do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada).
Palestra 3: Diagnóstico da flora urbana – uma abordagem em geotecnologias. Palestrante: Prof. Dr. Anderson Antonio da Conceição Sartori (Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geotecnologias).
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: alunos de Ciências Biológicas, Arquitetura e público em geral.
Descrição da atividade: Será promovida uma discussão sobre a importância dos projetos voltados ao estudo da biodiversidade, utilizando como exemplo as atividades desenvolvidas na USC. A intenção é promover a integração entre as universidades USC e UNESP, por meio das discussões e troca de conhecimentos entre alunos e professores.
Vagas: 190
Local: Anfiteatro do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru
Endereço: Av. Luis Edmundo C. Coube, 14-01, Alameda dos Jatobás (entrada pela Portaria 01, próximo à Rádio UNESP)
Contato: (14) 99702-7728 (Anne); e-mail: dokkedal@fc.unesp.br

Atividade: Caminhada da biodiversidade no cerrado: explorando trilha do IPRESPA
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: Alunos do 5º ano do Sistema Municipal de Ensino
Descrição da atividade: Os alunos serão recepcionados pelos educadores do IPRESPA e receberão instruções sobre a caminhada. A caminhada leva em torno de 10 minutos e passa por um fragmento de cerrado mantido pela instituição até a chegada em uma clareira onde serão desenvolvidas atividades de recreação e alongamento com o educador físico. Ao final será realizada uma integração com todos os participantes.
Vagas: 50
Local: Instituto Profissional de Reabilitação Social 1º de Agosto (IPRESPA)
Endereço: Rua José dos Santos Godói, 3-169 – Jardim Marabá, próximo ao Hospital Estadual
Contato: (14) 3203-2968 ou (14) 99758-3480 (Cassiana)

ABERTO À POPULAÇÃO
Atividade: Palestra – Pedalágua: qual o valor da água para você?
Palestrante: Prof. Márcio Francisco Martins (Pós graduado em Gestão Ambiental pela faculdade Uninter)
Horário: 14h
Público-alvo: funcionários dos correios e público em geral
Descrição da atividade: O objetivo da palestra é promover uma discussão em torno de uma das maiores riquezas que o Brasil possui: a água. O palestrante compartilhará suas experiências pelo Brasil, no qual percorreu diversas regiões de bicicleta, com o objetivo de entender qual é o valor dado pela população para esse bem tão precioso.
Vagas: 125
Local: auditório dos Correios
Endereço: Praça Dom Pedro II, n 4-55, Centro, Portaria B (Correios Central)
Contato: (14) 98143-7027 (Josiane Targa)

PERÍODO NOTURNO
ABERTO À POPULAÇÃO
Atividade: Palestra – Biodiversidade e a questão do ambiente sustentável
Palestrante: Prof. Dr. Valter Luis Barbosa – Geógrafo, Doutor em Ciências: Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, ano de 2006. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru, ano de 1996. Graduado em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração – USC, (1989). Atualmente é professor titular das Faculdades Integradas de Bauru – FIB, ministrando as disciplinas de Ecologia e Meio Ambiente, Manejo e Conservação de Solo e Água e Preservação dos Recursos Naturais junto ao curso de Engenharia Agronômica.
Horário: 19h
Público-alvo: Alunos da FIB público em geral
Descrição da atividade: A palestra abordará o tema Biodiversidade e sua inserção no meio ambiente sustentável.
Vagas: 120
Local: auditório da FIB
Endereço: Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
Contato: (14) 2109-6215 (Elaine)

ABERTO À POPULAÇÃO
Atividade: Palestra – Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestrante: Prof. Adj. Aloísio Costa Sampaio (Docente do Curso de Ciências Biológicas da Unesp – Campus de Bauru e coordenador do Recicla-Unesp na Faculdade de Ciências.
Horário: 19h
Público-alvo: Alunos do SENAI e público em geral
Descrição da atividade: Abordagem dos principais pontos da Lei Federal 12.305, 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolvendo: Planos Municipais de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Cooperativas de Trabalho; Coleta Seletiva e Compostagem. Apresentação do vídeo Recicla-Unesp e do ‘jingle’ desenvolvido pela UNESP para os caminhões de Coleta Seletiva do Município de Bauru.
Vagas: 170
Local: Auditório SENAI
Endereço: Rua Virgílio Malta, n. 11-22, Centro.
Contato: (14) 3104-3800 (Lívia)

Mais pelo Vivendo Bauru.