Produção Sustentável de Alimentos

Secretarias de Educação e Agricultura encerram curso sobre Produção Sustentável de Alimentos

Terminou antes do feriado prolongado, mais uma turma do curso “Produção Sustentável de Alimentos”, uma parceria entre as Secretarias de Educação e Agricultura.

cursosobrealimentossustentaveisprefeituraOs participantes visitaram as hortas do Jardim Jussara e das Faculdades Integradas de Bauru, que fazem parte do Programa de Agricultura Urbana, coordenado pelo técnico agrícola Mário Augusto Camargo, professor do curso.

Com carga horária de 30h, os encontros tiveram como tema principal a Produção Sustentável de Alimentos, baseando-se na proposta das hortas urbanas. O curso reúne formação teórica, pesquisa de campo e prática no viveiro de experimentos do Departamento de Agricultura, em Tibiriçá.

O conteúdo do curso, que já formou cinco turmas, contempla tipos de solo, hortas, culturas e épocas de plantio, produção de mudas, efeitos de agrotóxicos e defensivos alternativos, higiene dos alimentos, nutrição básica e alimentação saudável, entre outros. Participam, a cada turma, cerca de 30 professores da rede municipal e creches conveniadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Camargo explica que a iniciativa visa ajudar as crianças na construção de hábitos saudáveis: “As hortas podem ser exploradas em diversas disciplinas como matemática, geografia, meio ambiente, gastronomia, dentre outras. Os professores recebem informações de como produzir e, por meio de sua formação profissional, exploram de uma forma lúdica os conhecimentos com seus alunos”.