Primeiros Cartões do Idoso são entregues a usuários

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 17, no auditório do Gabinete da Prefeitura, foram entregues os primeiros Cartões do Idoso aos usuários do transporte coletivo com direito ao benefício.
O prefeito Clodoaldo Gazzetta, acompanhado do secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lázara Gazzetta, do diretor de trânsito e transportes da Emdurb, Augusto Francisco Cação, e dos vereadores Sandro Bussola, Roger Barude e Miltinho Sardin, entregou os cartões aos 16 primeiros idosos cadastrados.

O Cartão Idoso vai melhorar a rotina de muitas pessoas em Bauru, como a dona Cecília Maria Fernandes, de 60 anos, moradora da Vila São Manoel. “Vai me ajudar muito, pois não sou aposentada ainda, tenho problemas de saúde, e utilizo com frequência o transporte público para ir ao médico e buscar medicamentos.”

Outra beneficiária do Cartão Idoso, Therezinha Dias Santana, 64 anos e moradora do Núcleo Geisel, ressalta a economia nos custos diários e a facilidade no cadastramento do cartão. “Vai contribuir bastante nas economias de casa, pois pagar o ônibus era difícil pra mim. Foi fácil fazer o cadastro, em um dia fui à Central de Atendimento, aqui em frente à prefeitura, e em outro já fui à Transurb. Foi bem tranquilo.”

Até o momento, 500 idosos foram até Central de Atendimento ao Usuário (CAU) para ter direito ao benefício e 330 já tiveram o cadastro liberado em sistema. Para a concessão do Passe Cidadão aos idosos de 60 a 64 anos e onze meses é necessário que a pessoa idosa tenha renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos vigentes no Estado de São Paulo e não ser beneficiário de outras categorias de gratuidade ou desconto no Sistema de Transporte Coletivo Municipal (ver passo a passo abaixo).

O beneficiário terá direito a carga automática mensal do cartão, não cumulativa, de 30 créditos. A validade do cartão é de um ano.

“É uma demanda que a cidade tinha há muitos anos e que conseguimos concretizar agora, em uma ação conjunta entre Secretarias e a Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto em tempo recorde para concedermos esse benefício tão importante para a população da cidade entre 60 e 64 anos. Mais do que isso, essa ação faz parte de um conjunto de medidas e programas que pretendemos implantar para essa faixa etária, lembrando que Bauru daqui a 20 anos será uma cidade de pessoas idosas. Temos que preparar a cidade do ponto de vista de mobilidade urbana, de saúde pública e cultura, para que possamos colher bem essas pessoas. O Cartão Idoso é um dos benefícios que pretendemos implementar nos próximos quatro anos para essa faixa da população”, destacou o prefeito Clodoaldo Gazzetta.

PROCEDIMENTOS:
1 – Preenchimento do Cadastro Único e obtenção do Número do NIS
Local: Praça das Cerejeiras, 1-28 (em frente à Prefeitura)
O Responsável Familiar (RF) deve comparecer à Central de Atendimento ao Usuário – CAU, setor da Sebes responsável, localizado na Praça das Cerejeiras, 1-28 (em frente à Prefeitura), apresentando os seguintes documentos originais, de todos os que residem com a pessoa idosa:
I – Responsável Familiar: RG, CPF, Título de eleitor, Comprovante de endereço atualizado, carteira profissional e holerite atualizado;
II – Companheiro ou esposo: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira profissional e holerite atualizado;
II – Filhos menores de 16 anos: certidão de nascimento e CPF (obrigatórios) /RG (se tiver), Declaração Escolar (EMEI, EMEF, CRECHE, ESCOLA ESTADUAL E PARTICULAR);
IV – Filhos maiores de 16 anos: Certidão de nascimento e CPF (obrigatórios), /RG (se tiver), Carteira Profissional (obrigatória), holerite atualizado (se trabalhar), Declaração Escolar (EMEI, EMEF, ESCOLA ESTADUAL E PARTICULAR);
V – Filhos maiores de 18 anos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira Profissional, holerite atualizado (se trabalhar);
VI – Caso haja mais pessoas residindo na casa: RG, CPF, Título de eleitor, carteira profissional, holerite atualizado;
VII – Aposentados, pensionistas e outros benefícios trazer cartão e extrato do benefício fornecido pelo INSS;
VIII- Para quem recebe o seguro desemprego: extrato com o número de parcelas e valor;
IX – Criança que não more com a mãe ou pai, residindo no imóvel deverá ser apresentado o termo de guarda.
OBS: A Central de Atendimento ao Usuário – CAU deve emitir o Certificado de Gratuidade

2 – Apresentação da documentação na TRANSURB

Após 15 dias da realização do cadastro, o beneficiário deverá comparecer à Transurb, munido de um documento que o identifique, onde será fotografado e terá seu Passe Cidadão emitido. A Transurb está localizada na Rua Ezequiel Ramos, 6-77, Centro.

O benefício terá validade de 01 (um) ano e poderá ser renovado mediante a apresentação da folha resumo do Cadastro Único atualizado e do Certificado de gratuidade do transporte coletivo emitido pela Central de Atendimento ao Usuário/CAU.