Seguem palestras sobre conscientização em redes sociais

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, dia 27, mais uma palestra voltada à prevenção e conscientização sobre os riscos de jogos e grupos em redes sociais.

Foto de Priscilla MedeirosA Profa. Dra. Sandra Leal Calais, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru (foto acima), falou a diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal sobre o tema “Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção”, no SESI Horto.

“Os jovens estão diretamente conectados com as redes sociais e as escolas diretamente conectadas aos jovens, por isso ela deve acompanhar e agir em relação a essa situação, saber como monitorar os eventuais riscos e como lidar diante de algumas situações”, explica a Profa. Dra. Sandra Calais.

Essa foi a segunda palestra realizada pela Secretaria de Educação sobre essa temática. Na última terça-feira, dia 25, a Profa. Dra. Ketlin Mayra Pedro, da Universidade do Sagrado Coração, falou sobre o tema “Competências Digitais e Segurança na Internet” para professores das redes pública e particular no auditório da OAB.

Outra palestra já está programa para a próxima quinta-feira, dia 4, às 14h, com a professora Ms. Patrícia Soares Baltazar Bodoni, da Faculdade Anhanguera de Bauru, sobre o tema “Indícios e prevenção de adolescentes em condições de vulnerabilidade psicológica”. Serão abordados assuntos como depressão, ansiedade, bullying, uso de drogas, dentre outros, voltada aos profissionais do sistema municipal de ensino de Bauru e demais interessados. A palestra será realizada no Napem (Núcleo de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Municipal), na Avenida Duque de Caxias, 11-38.

“Além dessa palestra da próxima semana, no Napem, já estamos organizando uma ação em parceria com o CVV de Bauru para a semana seguinte”, frisou a Secretária de Educação, Isabel Miziara.

Demais ações planejadas:

• Produção de material informativo e envio de orientações para as escolas;

• Carta aberta aos pais sobre o jogo;

• Ações na área da Psicologia Educacional – orientadas pela Profa. Patrícia Bodoni (Anhanguera);

• Atuação de alunos estagiários do curso de Psicologia da UNESP em orientações sobre bullying e o resgate de valores, voltado a alunos e professores em horário de ATPC;

• Ação com os Grêmios Estudantis, com objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a valorização da vida;

• Envolvimento dos Conselhos Escolares para mobilização da comunidade escolar;

• Envolvimento dos meios de comunicação na disseminação de informações, abrindo espaço, inclusive, para especialistas;

• Encaminhamentos para acompanhamento com profissionais, se necessário.

Mais pelo Vivendo Bauru.