Realizada palestra sobre conscientização em redes sociais

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, dia 25, a primeira de duas palestras voltadas à prevenção e conscientização sobre os riscos de jogos e grupos em redes sociais.

A Profa. Dra. Ketlin Mayra Pedro, da Universidade do Sagrado Coração, falou sobre o tema “Competências Digitais e Segurança na Internet” para professores das redes pública (municipal e estadual) e particular no auditório da OAB.

“A competência digital e a segurança na internet são importantes para que tenhamos uma boa utilização desse meio de comunicação e dos recursos tecnológicos. Os jovens precisam ficar mais atentos aos conteúdos que acessam e serem menos intuitivos, enquanto os adultos necessitam monitorar mais os conteúdos acessados por crianças e jovens. Precisamos fazer uso cada vez mais consciente, competente e seguro dessas ferramentas, para que elas possam ser benéficas para a nossa vida enquanto lazer, aprendizagem ou trabalho”, explicou a palestrante, Profa. Dra. Ketlin Mayra Pedro.

Outra palestra já está programada para a próxima quinta-feira, dia 27, às 14h, no SESI Horto, localizado na Rua Profa. Zenita Alcântara Nogueira, 1-67, Vila Triagem, com o tema “Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção”, sob coordenação da Profa. Dra. Sandra Leal Calais, do Departamento de Psicologia – FC/UNESP – Bauru. Esse encontro será direcionado a diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.

“Essas palestras são importantes para sensibilizar os adultos que convivem com esses jovens e desenvolver junto a eles um olhar mais apurado, mais cuidadoso, para perceber modificações de comportamento, manifestações que não são normais, e fazer abordagens não invasivas, de forma a dialogar com o jovem e não invadir a privacidade que eles têm direito”, destacou a Secretária de Educação, Isabel Miziara.

Demais ações planejadas:

• Produção de material informativo e envio de orientações para as escolas;

• Carta aberta aos pais sobre o jogo;

• Ações na área da Psicologia Educacional – orientadas pela Profa. Patrícia Bodoni (Anhanguera);

• Atuação de alunos estagiários do curso de Psicologia da UNESP em orientações sobre bullying e o resgate de valores, voltado a alunos e professores em horário de ATPC;

• Ação com os Grêmios Estudantis, com objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a valorização da vida;

• Envolvimento dos Conselhos Escolares para mobilização da comunidade escolar;

• Envolvimento dos meios de comunicação na disseminação de informações, abrindo espaço, inclusive, para especialistas;

• Encaminhamentos para acompanhamento com profissionais, se necessário.

Mais pelo Vivendo Bauru.