Prefeitura de Bauru sedia encontro sobre turismo regional

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 24, no auditório do Gabinete da Prefeitura, a 3ª Reunião da Região Turística Coração Paulista. O evento contou com a presença do diretor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert.

Participaram da reunião os secretários Aline Prado Fogolin (Sedecon) e Chico Maia (Sagra), a vereadora Chiara Ranieri, os prefeitos Sandro Bola (Piratininga) e André Luis da Silveira (Avaí), além de representantes das cidades de Agudos, Arealva, Cafelândia, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Pirajuí e Reginópolis.

No total, são 51 regiões turísticas envolvendo 432 municípios do Estado de São Paulo. Vanilson Fickert explica o objetivo do governo estadual com essa regionalização. “A ideia do Coração Paulista vem de um projeto maior, um programa de regionalização do turismo. É a maneira de entendermos o Estado e o dividirmos em regiões turísticas para que os municípios trabalhem em conjunto com o seu entorno e não enxerguem os vizinhos como concorrentes, mas como complementares. Buscando assim, que o turista fique mais na região, potencializando todo o turismo regional, não só apenas de um único município.”

“Nessa primeira fase, pretendemos auxiliar as regiões a enxergar e desenvolver os potenciais turísticos que possuem, pois todo o estado possui potencial turístico. A região de Bauru, por exemplo, conta com um riqueza histórica muito forte, por conta da ferrovia, o turismo rural também possui grande potencial por aqui, além das belezas naturais da região, que é banhada por muitos rios”, salientou o diretor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A secretária Aline Prado Fogolin destaca que os encontros já começam a dar resultados para o turismo regional. “Essa reunião de hoje vai começar a abrir o olhar mais técnico, para que as cidades possam pensar juntas em um plano de trabalho. Nós já temos algumas propostas, como uma feira regional, uma rota gastronômica, mas tudo isso depende da adesão das cidades envolvidas e do entendimento técnico. Nossa intenção é de que as próximas reuniões sejam itinerantes, para beneficiar todas as cidades integrantes da Região Turística Coração Paulista.”

A Região Turística Coração Paulista tem Bauru como representante principal e conta ainda com mais 10 municípios: Águas de Santa Barbara, Agudos, Avaí, Cafelândia, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga e Reginópolis.