Prefeitura comemora o Dia Mundial da Água e do Rio Batalha com diversas ações ambientais

Para celebrar o Dia Mundial da Água e do Rio Batalha, ambos comemorados em 22 de março, a Prefeitura de Bauru, através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e Secretaria do Meio Ambiente vai promover uma programação especial com atividades voltadas à educação ambiental.

A programação do dia 22, quarta-feira, em Bauru prevê visita ao Centro de Educação Ambiental Rio Batalha, onde os alunos do curso de Aprendizagem do Senac participam de um plantio coletivo. A abertura oficial está marcada para as 08h30, no Centro Ambiental e deverá contar com as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes, o presidente do DAE, Eric Fabris, servidores da autarquia e demais autoridades convidadas.

Reativação da Fonte Luminosa:

Após a cerimônia no Centro de Educação Ambiental, o prefeito Gazzetta e comitiva deverão seguir para a Praça Rui Barbosa onde, a partir das 11h00 irão acionar a fonte luminosa que está sendo recuperada pelo DAE e voltará a funcionar.

No local serão instalados estandes para ‘degustação’ de água, onde os interessados poderão verificar a diferença de paladar entre a água de poços de diversas regiões da cidade e a água do Batalha, bem como a dosagem mínima e máxima de cloro, conforme legislação vigente. Painéis com fotos e cartazes, retratando os nossos principais mananciais, além dos sistemas de tratamento de água e esgoto estarão expostos na Praça.

No dia 23 haverá visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Candeias, cujo público-alvo são alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia das Faculdades Anhanguera.

Esses eventos visam conscientizar quanto ao uso racional da água, destacando a atual situação dos recursos hídricos, e também alertar sobre a importância de preservação do rio Batalha, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 38% da população de Bauru.

Visitas no Centro Ambiental

Durante este mês de março o Centro de Educação Ambiental rio Batalha vai receber aproximadamente 1.400 visitantes de diversas instituições e escolas de Bauru. Através de palestras, apresentações de vídeo e diálogo com perguntas e respostas, são transmitidas informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela autarquia, como os processos de captação, adução, tratamento e distribuição da água.

Para auxiliar na preservação do manancial, o espaço foi implantado pelo DAE em 2004 e busca apresentar noções básicas a respeito do meio ambiente, destacando a situação atual dos recursos hídricos e a necessidade do uso consciente da água. O Centro Ambiental está localizado em uma área de mais de 46 mil metros quadrados, na divisa com o município de Piratininga, onde está localizada a lagoa de captação de água.

Dia Mundial da Água:

Para a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes, “o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 22 de março de 1992 deve, além de amplamente divulgado e comemorado, ser utilizado para reflexão”.

“É considerado um marco por todos aqueles que lutam pela causa ambiental, pois despertou a atenção do MUNDO para a “finidade” deste recurso, que além de natural, é fundamental à vida humana”, salienta. “Graças a este despertar, que a água foi reconhecida como bem de valor econômico, o que tornou possível a cobrança pelo seu uso”, disse ela.

“A SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) vem trabalhando em parceria com ONG´s e outras instituições para a implementação de projetos e ações visando à recuperação de nossos mananciais. O envolvimento da população é fundamental para o sucesso dessas ações, pois cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todos nós”, finaliza Mayra Fernandes.

Já o presidente do DAE, Eric Fabris, entende que o tema escolhido pela ONU, este ano, “Aguas Residuais” vem a calhar porque é justamente o aspecto que o DAE esta ‘atacando’ na sua trajetória de vida que já tem 56 anos. “O DAE sempre abasteceu a cidade de maneira eficiente, com água tratada, promoveu o afastamento do esgoto, que é a “Águas Residuais” e estamos agora construindo a nossa estação de tratamento de esgoto, onde a água residual deixará de ser um ente nocivo ao meio ambiente e passará a ser um recurso hídrico devolvido a mananciais como o Rio Bauru e o Rio Tietê, podendo ser reutilizada no trajeto desses mananciais”, afirmou.

Fabris salienta que esse encontro do tema específico sugerido pela ONU, com a obra da ETE em andamento é bastante significativo. “Isso nos incentiva muito a continuarmos no trajeto para que o DAE complete a sua obrigação que é de ir da produção de água até o tratamento de esgoto”, finalizou o presidente.

Serviço: Programação do “Dia Mundial da Água e do Rio Batalha”

Dia 22/03 – Quarta-feira:

8h – Saída dos Alunos do Curso de Aprendizagem do Senac-Bauru para a visita ao Centro de Educação Ambiental

08h30 às 9h- Recepção no CEA e abertura oficial, com as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, da Secretária da Semma, Mayra Fernandes e o presidente do DAE, Eric Fabris.

9h – 10h – Visita – Visita ao Centro de Educação Ambiental

10h – 10h15 – Plantio coletivo

10h15 – 10h30 – Café da manhã

11h00 – Cerimônia de reativação da fonte luminosa da Praça Rui Barbosa, consertada pelo DAE, onde haverá ‘degustação’ de água e exposição de fotos alusivas ao tema.

Dia 23/03 – Quinta-feira:

Visita Técnica à ETE Candeias – dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia das Faculdades Anhanguera

08h00 – Saída das Faculdades Anhanguera, na Avenida Mousa Tobias.

08h30 – Recepção na ETE Candeias

08h30 – 10h00 – Visita Técnica