Prefeito Gazzetta participa das atividades do “Dia Mundial da Água”

Em discurso pede conscientização de todos na proteção dos nossos mananciais

O prefeito Clodoaldo Gazzetta, o presidente do DAE, Eric Fabris e a Secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes participaram, nesta quarta-feira (22), das atividades do Dia Mundial da Água e Dia do Rio Batalha, ambos comemorados em 22 de março.

A programação foi aberta oficialmente no Centro de Educação Ambiental Rio Batalha, onde os alunos do curso de Aprendizagem do Senac participam de um passeio pelo Bosque do Servidor, realizaram plantio coletivo às margens da lagoa de captação da Estação de Tratamento de Água e, junto com funcionários e representantes do DAE, Semma e Secretaria de Cultura deram um ‘abraço simbólico’ no aniversariante do dia: o Rio Batalha.

Outra atividade do dia foi a reativação da fonte luminosa da Praça Rui Barbosa que foi consertada pelo DAE e voltou a funcionar. No local foram instalados estandes para ‘degustação’ de água de poços de diversas regiões da cidade e a água do Batalha e montada uma exposição com fotos, ilustrações e textos, retratando o Rio Batalha, Rio Bauru, os nossos principais mananciais que estão despoluídos, além dos sistemas de tratamento de água e esgoto do município.

Os eventos foram prestigiados pelos secretários da Cultura, Luiz Fonseca, do Bem-Estar Social, Carlos Fernandes, Luiz Ricardo Cortez, representando o secretário da Saúde, José Eduardo Fogolin, os vereadores Serginho Brum e Yasmim Nascimento, o diretor executivo do Fórum Pró Batalha, Gabriel Motta, diretores e técnicos do DAE, Semma e Cultura.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. O tema deste ano é “Águas Residuais”.

O presidente do DAE, Eric Fabris, lembrou que hoje o DAE faz a captação da água na natureza, prepara para o consumo humano e devolve esta água suja aos rios, o esgoto ou água residual. “Depois que a nossa Estação de Tratamento de Esgoto estiver pronta vamos tratar 96 por cento do esgoto da cidade, devolvendo água limpa aos nossos mananciais”, salientou. “Atualmente temos 93 quilômetros de interceptores construídos, portanto o esgoto não cai mais nos afluentes do Rio Bauru. A mancha urbana está despoluída, o que traz um benefício muito grande em termos de saúde pública”, finalizou Fabris.

Já o prefeito Clodoaldo Gazzetta entende que a população precisa ter uma maior consciência com relação ao que está sendo feito em prol dos recursos hídricos da cidade. Não só com relação ao Rio Batalha e Rio Bauru, mas também com os córregos urbanos que alimentam grande parte do município.

“Esse Dia Mundial da Água e do Rio Batalha é importante nessa forma de conscientização para que não só a gente tenha uma relação de economia de água nos afazeres domésticos, mas também na proteção dessas águas, evitando jogar entulhos, materiais de construção, animais mortos na beira do rio, porque isso só tem a contaminas as nossas águas”, salientou. “Portanto, nessa data a gente chama a atenção da população para que possamos ter uma outra relação com as águas da cidade”, finalizou o Prefeito.

A programação do “Dia Mundial da Água e Dia do Batalha termina nesta quinta-feira (23), com uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Candeias, com alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia das Faculdades Anhanguera”. A saída está marcada para as 08h00 na Faculdade, que fica na Avenida Mousa Tobias, 3-33, no Parque São Geraldo.

Fotos do acontecimento clicando aqui.