Claudio Sacomandi nasceu no dia 21 de abril de 1922, em Santo Antonio da Figueira, Patrimônio do Município de Dois Córregos.

Seu envolvimento com o tênis começou ainda garoto, como ‘pegador de bola’ no Clube Spéria, em São Paulo e logo iniciou a prática do esporte. Em 1945 mudou-se para Marília, para trabalhar como técnico, onde casou-se com Zenaide Lopes Sacomandi e teve os filhos Cleide e Claudio Sacomandi Filho.

Em 1953 o professor Claudio Sacomandi veio para o Bauru Tênis Clube, contratado para substituir o técnico José Stokel. Na “Cidade Sem Limites” nasceram os outros filhos Carlos Eduardo, hoje médico, Cássia Maria e Celso Eugênio Sacomandi.

Foram mais de 50 anos dedicados ao ensino do tênis no BTC, onde revelou grandes atletas como os irmãos José Aroldo e José Roberto Segalla, hoje vereador, que foram campeões brasileiros, o filho Celso Sacomandi, que já disputou o Aberto de “Rolland Barros”, na França, Júlio Góes, o “Meca”, Roger Guedes e Marcia Cury, tenistas internacionais, além de Renato Joaquim e tantos outros.

Claudio Sacomandi morreu em Bauru, aos 81 anos, no dia 04 de outubro de 2003. Hoje dois de seus filhos são professores de tênis, sendo um deles, Celso Sacomandi, que representou o Brasil em competições internacionais e tendo sido muito bem pontuado no ranking da ATP.