EUFRÁSIO-272x300O educador e professor Antônio Eufrásio de Toledo nasceu em Cambuí (MG), em 25 de outubro de 1901 e faleceu em Bauru (SP),em 24 de novembro de 1978.

Foi um importante engenheiro, político e educador brasileiro.

Formou-se engenheiro geógrafo em Juiz de Fora. Aos 22 anos, casou-se com Maria do Carmo Leite, professora que estimulou sua vocação para a educação.

Na revolução de 1930, ficou ao lado de Washington Luís, e acabou preso na ilha do Governador depois da ascensão dos revoltosos liderados por Getúlio Vargas.

Depois de cumprir mandato de prefeito de Cruzeiro (São Paulo), voltou sua vida à educação, nos anos 1930.

Dr_Toledo_109(1)Estabelecido em Bauru, fundou em 1950 a Escola Técnica de Bauru, com cursos de Química Industrial, de Pontes e Estradas e Edificações. No ano seguinte, fundaria a Faculdade de Direito de Bauru. Essas duas instituições foram o embrião do que seria a Instituição Toledo de Ensino, que se espalhou formando as seguintes instituições:

 Araçatuba (Centro Universitário Toledo)
 Botucatu (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas), hoje parte do Instituto Toledo de Ensino.
 Presidente Venceslau (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras).
 Presidente Prudente (Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo).
 São Manuel (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), atualmente uma autarquia municipal com o nome de UMESSM.
 Santa Cruz do Rio Pardo (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras).
 Lins (Escola Técnica de Pontes e Estradas), atualmente a UNILINS e ETL.
 São José do Rio Preto (Faculdade de Medicina)
Outras unidades no Paraná em Cambará, Cianorte e Loanda.
 Cambará – Instituição não chegou a ser fundada, passando a se tornar o Colégio Estadual Agricola de Cambará.

Publicado em 22/10/2010

Toledo comemora 109 anos de seu fundador

Se estivesse vivo, Antônio Eufrásio de Toledo, fundador da Instituição Toledo de Ensino – atualmente denominada Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente – completaria na próxima segunda-feira (25) 109 anos. Em homenagem à data, a Instituição de Ensino Superior prepara uma semana de comemorações.

Iniciando pela véspera do aniversário de Dr. Toledo, no domingo (24) acontece o Vestibular 2011, que este ano oferece vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Gestão Financeira, Marketing, Serviço Social, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.

Na segunda-feira (25), às 20h30, no Salão Nobre, acontece a entrega da Comenda Antônio Eufrásio de Toledo, uma premiação de excelência acadêmica concedida aos alunos de todos os cursos da Toledo Presidente Prudente, que alcançaram os melhores resultados acadêmicos em 2009.

Os intervalos, tanto do período da manhã, quanto da noite, de terça-feira (26), serão marcados pela animação do Intervalo Cultural, que trará atrações musicais.

O resultado do Vestibular 2011 será divulgado no Sr Boteco (Avenida 14 de Setembro, 2100 – Parque do Povo, Presidente Prudente), às 18h de quarta-feira (27).

Encerrando a semana de comemorações, na sexta-feira (29), Dia Nacional do Livro, acontece, na biblioteca Visconde de São Leopoldo, às 9h e 20h30, a solenidade de premiação aos alunos que mais emprestaram livros em 2009.