O nosso rico Jardim Botânico – uma das jóias de Bauru

Em outra publicação contamos a história do Jardim Botânico, que foi adquirido pela prefeitura municipal em razão da nascente do Ribeirão das Flores, que é o mesmo que percorre toda Avenida Nações Unidas e faz moldura ao belo anfiteatro Vitória Régia (ao redor do palco). Sua história pode ser vista aqui.

O Jardim Botânico de Bauru é uma opção indispensável a quem queira conhecer o que Bauru tem de belo e de exemplo, já que merece super cuidado, até por termos lá verdadeiros apaixonados pela ecologia, estando ao lado do Zoológico, que merece idêntico tratamento.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) realiza a conservação integrada de plantas, ou seja, conserva plantas em ambientes naturais (conservação in situ) e em locais construídos, adequados para a manutenção de espécies vegetais (conservação ex situ).

Lá são realizados encontros, palestras e agora o projeto Canto no Botânico que é sucessoDentro da conservação em ambientes naturais (conservação in situ), o JBMB cumpre um importante papel na conservação da diversidade biológica local, conservando vegetações de cerrado, floresta estacional semidecídua e floresta paludosa. O cerrado apresenta destaque em nossa área por abranger grande parte de nossa reserva e também por nosso município ser considerado área prioritária de conservação desta vegetação.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru realiza a conservação ex situ por meio de coleções de plantas organizadas, identificadas e catalogadas. Os exemplares das coleções são provenientes de doações e de coletas realizadas em áreas naturais. As coleções estão distribuídas por toda a área de visitação e mantêm exemplares nativos e exóticos de espécies vegetais. Além da conservação, a organização das coleções oferece espaços agradáveis para visitação pública e a prática da educação. Possuímos, até o presente momento coleções de: orquídeas; bromélias; pteridófitas; plantas aquáticas; plantas medicinais; árvores; palmeiras e trepadeiras.

Saiba tudo a respeito clicando em Jardim Botânico de Bauru.

Mais pelo Vivendo Bauru.