O Mary Dota é uma cidade dentro de Bauru. Um bairro completo.

Com 27 ano de vida, o Núcleo Mary Dota leva nas costas a responsabilidade de ser o maior núcleo habitacional de Bauru e um dos maiores do País.

mdotaSó para ter a ideia da dimensão, são 3.638 casas e mais de 18 mil habitantes (há quem garanta quase 25 mil). Pelo porte, é considerado uma cidade dentro de Bauru, com uma população maior que cidades vizinhas, como Piratininga, Duartina, Avaí, Arealva, Iacanga e tantas outras.

Tem um comércio próprio e profissionais liberais de todas as áreas e os moradores são servidos por uma UPA. O bairro é bem estruturado, com todas as ruas asfaltadas e com 100% das moradias com água encanada e serviço de esgoto à disposição.

Com tantos moradores, o Mary Dota ainda não possuía uma praça que trouxesse um espaço de lazer para os bauruenses, mas a antiga reivindicação foi ouvida pelo deputado Celso Nascimento (PSC), pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta e pela vereadora Yasmin Nascimento, que assinaram o convênio para a construção da primeira Praça do Núcleo Habitacional Mary Dota, que será localizada na Rua Ruth Rodrigues Maduro.

A praça que será construída como um espaço multiuso dos moradores terá 3 mil m². “Como bauruense, é uma alegria imensa poder colaborar no desenvolvimento do Núcleo Mary Dota e poder somar junto à população, à Prefeitura e à Câmara. As famílias deste bairro terão um espaço multiuso com qualidade para o lazer! ”, comenta o deputado Celso Nascimento.

O Comércio

Hoje são mais, mas na última contagem eram 774 os estabelecimentos comerciais, o que consolida a região como um dos principais polos comerciais e de serviço fora do eixo Centro-Sul da cidade. É sim o maior polo fora da região central, com lojas que oferecem uma variedade de produtos completa, sobretudo na avenida Marcos de Paula Raphael, que atrai pessoas de todo o entorno. Lá encontramos de supermercados a mercearias, quitandas, lojas de roupas e calçados, postos de combustível, casa lotérica, banco, borracharias, oficinas mecânicas, casa agropecuária, escolas de idiomas, funilarias, entre outros. A lista é extensa, e reflete a diversidade de produtos que podem ser adquiridos.

O tamanho do bairro

Podemos avaliar o tamanho do “Mary Dota” pelo mapa abaixo, Está situado na região leste de Bauru, com acesso próprio que culmina na Avenida Rosa Malandrinno Mondeli. Aliás a área fora adquirida da família Mondelli.

mapamarydotaÉ sem dúvida o bairro mais completo da cidade e ao aspecto pode ser dada uma explicação: sua distância da área central e com acesso até pouco tempo um tanto difícil e perigoso. Diante de tamanha população, os moradores procuraram “construir” sua própria cidade que está na lista dos bairros a merecer uma sub-prefeitura.  
                   inauguracao (1)Bairro foi inaugurado em dezembro de 1990 e em abril do ano seguinte houve homenagem póstuma a Mary Dota, em evento que contou com a participação do viúvo da homenageada, o ex-vereador Milton Dota, segundo da direita para a esquerda (de reprodução da TV Tem).

Bauru 18

O Núcleo Mary Dota (Bauru 18) foi entregue em 8 de dezembro de 1990, quando as primeiras famílias começaram a se instalar nas 3.638 residências construídas pela Companhia Habitacional de Bauru (Cohab). Hoje o bairro apresenta infra-estrutura parecida com a de pequenas cidades da região, porém com os problemas também iguais ou maiores.

A Associação Comunitária do Mary Dota atende cerca de 18 mil moradores, número 20% maior do que a estimativa apresentada pela Cohab, que considera uma população de 15 mil pessoas morando no local. Passados 27 anos desde que os primeiros moradores chegaram ao local, o Mary Dota não é o mesmo bairro, como aquela inicial de núcleo habitacional. Hoje vemos a maior parte das residências com sua estrutura modificada, sendo algumas com segundo andar, outras muradas, outras com novos quartos agregados e o espaço do quintal, em muitos casos, dando lugar para edículas de serviço.

O único posto de saúde existente no local, uma UPA, além de ter que dar conta da demanda de todo o núcleo, também atende quem vive nos bairros ao redor, entre eles os que residem no Núcleo Beija-Flor, Jardim Chapadão, Quinta da Bela Olinda e Núcleo Nobuji Nagasawa (Bauru 2000).

Pelo tamanho do núcleo e pelos bairros vizinhos, os moradores reclamam da falta de segurança e da violência crescente, mesmo tendo lá uma base da Polícia Militar.

“A iluminação precária do núcleo colabora para o aumento da insegurança. Em alguns locais a iluminação é totalmente deficitária e a gente brinca que, se chove em Jaú, acaba a energia no Mary Dota”, relata o presidente da associação comunitária.

O bairro também não conta com espaços para que as pessoas possam praticar atividades de esporte e lazer. O estádio distrital “Toninho Romero” se encontra abandonado e sendo deteriorado pela falta de manutenção. Para a prática do futebol, jovens e crianças utilizam áreas de terra batida que são transformadas em “campos de futebol”.

O núcleo foi batizado com esse nome em homenagem a uma funcionária da Cohab, Mary Dota, falecida em um acidente quando viajava a serviço e deixou viúvo o advogado Milton Dota e vários filhos. Seu nome está eternizado.

Quem foi Mary Dota

Muitos dos moradores até que sabem um pouco da vida da homenageada.”Era uma professora que trabalhava na Cohab, aí ela morreu em um acidente antes de inaugurar o Mary Dota e deu o nome ao bairro”, conta o estudante Eduardo Simões.

Ex-funcionária da Cohab, Mary Dota faleceu em acidente de trânsito quando viajava a trabalho. Ela mereceu homenagem póstuma em abril deste ano, quando, a respeito, falou Milton Dota, o viúvo: “Eu jamais pensei que pudesse acontecer uma homenagem tão marcante. Não que ela não merecesse, muito pelo contrário, mas não pensei que pudesse passar por tamanha homenagem, inscrevendo o nome dela na história de Bauru”.

E no bairro que leva o nome de uma professora, não faltam escolas ou vagas. São duas escolas municipais de educação infantil e uma estadual oferecendo ensino fundamental e médio. Os filhos de Mary Dota também contaram que a mãe também desenvolvia projetos sociais.

Mary Dota foi professora em Bauru (Foto: Reprodução / TV TEM)Mary Dota foi professora em Bauru e aparece ao lado em foto de reprodução da TV TEM, ao lado do marido Milton Dota, antes da fatalidade. Ela atuou por anos na Cohab Bauru, companhia empreendedora do bairro.

Desenvolvimento social
Na Cohab Bauru Mary Dota se destacou por seu espírito social, que tem continuidade até hoje no bairro, por conta da A ONG Periferia Legal, que oferece, desde 1999, atividades para desviar os jovens do caminho da criminalidade. A organização, que conta com 80 voluntários, é hoje referência na cena cultural da cidade. Break, defesa pessoal, dança de salão, grafite, são algumas das atividades por lá desenvolvidas.

Rafael ‘Elite’, grafiteiro conceituado e designer, é um dos professores e oferece uma oportunidade que não teve no início da carreira. “Eu não tive essa oportunidade no início e acabei indo para pichação e hoje eu acredito que com essa chance eles vão pular etapas e ir direto para a arte e ter um futuro melhor”, completa.

Outro projeto social transcorre na biblioteca ramal, onde são atendidas crianças e adolescentes. No espaço, eles aprendem capoeira com o mestre Richard e têm a chance de aprimorar a disciplina, praticar exercícios e aprender lições para a vida “Está no sangue a capoeira, aí eu gosto muito, participando. treinamento é muito legal”, conta Vitor Hugo Pereira, um dos alunos,

Guia Mais

Tudo o que precisa saber sobre o Mary Dota, olhando lá de cima, do satélite, consultando sobre uma rua e o que mais for preciso, o Guia Mais oferece informações de forma rápida e moderna. Clique em Guia Mais do Mary Dota.

E você pode ter uma lista de estabelecimentos comerciais do Mary Dota aqui, no Vivendo Bauru, que a partir de hoje abre uma categoria só para os bairros da cidade, promete sempre dar destaque a todos, quer em forma jornalística, quer em anúncios.

(*) Renato Cardoso, o autor, é jornalista, publicitário e bacharel em direito.

botao-voltar

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.