Que tal conhecer mais sobre o mundo de Candido Portinari?

Candido Torquato Portinari  na TV Unesp

Candinho, como era apelidado, era filho dos imigrantes italianos Dominga Torquato e Giovan Baptista Portinari, que vieram de Vêneto com a promessa de trabalho oferecida pela política pública do Estado de São Paulo, que buscava novos braços estrangeiros para a lavoura após o fim da escravidão no fim do século XIX. Por isso, ele e seus onze irmãos nasceram em meio à lida, o que marcou muito a memória do “menino de Brodowski”, que começou a pintar aos nove anos de idade.

Na infância pobre, cresceu observando os pais e irmãos na labuta da colheita manual de café. Não há registros oficiais do próprio Portinari também ter trabalhado no cafezal, mas suspeita-se que sim. O pintor só estudou até o terceiro colegial e, provavelmente, ajudou a colher os frutos maduros, seguindo a tendência da família. “Entre os dez e 15 anos de Portinari, que é quando ele vai para o Rio de Janeiro estudar belas artes, ninguém sabe se ele trabalhou ou só se dedicou à arte. Diz-se que ele largou os estudos para ajudar os irmãos a pegar café. Mas não tem comprovação se ele puxou mesmo o café. Todos os irmãos trabalharam na lavoura, por que não ele? Seria até surpreendente se ele não o fizesse”, questiona João Candido Portinari.

Saiba mais sobre esse consagrado artista brasileiro por este programa produzido pela TV Unesp. Por ele vamos conhecer mais sobre o mundo de Candido Portinari, um pintor que usou o incrível talento que tinha para retratar as felicidades e as tristezas do seu povo. Muitas das obras de Portinari são registros da realidade social do Brasil.

Vamos passear pelo Museu Casa de Portinari, que fica na cidade de Brodoski, no interior de São Paulo, onde ele viveu com a família. Um lugar que mantém viva a história do pintor. Além disso vamos ver alguns dos trechos do documentário ‘Portinari do Brasil’, que apresenta de maneira bem pessoal o olhar do artista para a vida e para a arte.

Mais em Candido Portinari, o pintor do café

Quer saber mais sobre o Museu Casa de Portinari? Consulte o site http://museucasadeportinari.org.br/ do Instituto e continue ligado no Artefato para mais arte, cultura e entretenimento!

botao-voltar

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.