Voz Travestida” no Museu Histórico Municipal de Bauru

A partir desta segunda-feira (15), o Museu Histórico Municipal de Bauru, em comemoração à 15ª Semana Nacional dos Museus, apresenta exposição fotográfica “Voz Travestida”, dos fotógrafos Francine Esqueda e Marcos Leandro. A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio.

A 15ª Semana Nacional de Museus acontece do dia 15 ao dia 21 de maio e é uma temporada cultural promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

O tema proposto para esse ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. De acordo com o IBRAM, foi recorrente nos museus a seleção e a guarda de objetos representativos das memórias das chamadas classes dominantes, ocasionando esquecimentos de peças e relatos que expressam os feitos daqueles que a escrita oficial da História e a narrativa tradicional da Museologia optaram por silenciar.

Durante essa 15ª Semana, os museus participantes oferecem atividades especiais como palestras, eventos, exposições e oficinas. Em Bauru, além da exposição fotográfica “Voz Travestida” no Museu Histórico Municipal de Bauru, acontecerá no dia 20 de maio o 1º Encontro da Cultura Negra em Bauru no Museu Ferroviário Regional de Bauru.

“Voz Travestida”

A partir do tema proposto pelo IBRAM para a 15ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Histórico Municipal de Bauru buscou identificar os seus “silêncios”, ou seja, aquilo que não foi dito durante a sua existência enquanto instituição de salva guarda da memória da cidade.

A exposição “Voz Travestida” visa celebrar a igualdade e dar voz aos travestis e drag queens da cidade – que muitas vezes são silenciados e excluídos pela sociedade.

Serviço

Exposição fotográfica “Voz travestida”
Data: do dia 15/05 até o dia 31/08
Local: Museu Histórico Municipal de Bauru – Rua Rio Branco, 3-16 – Centro – Bauru.
Horário: De 2ª a 6ª das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Gratuito
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Museu Histórico Municipal de Bauru

Mais pelo Vivendo Bauru.