Legião Feminina completa 45 anos

Legião Feminina de Bauru foi criada em 24 de abril de 1972, comemorando portanto 45 anos. Abaixo foto de uma das primeiras turmas.
A Legião Feminina de Bauru, a princípio treinava as jovens apenas para cuidar do lar. Hoje, 45 anos depois, acompanha a evolução da sociedade e o foco é outro: o mercado de trabalho. Nesta semana, a instituição, mantida pelos Lions Norte e Sul, fez aniversário.

“nicialmente, o objetivo era o de retirar as meninas das ruas e torná-las donas de casa. Agora, o propósito vai além: prepará-las para o primeiro emprego. Deu tão certo que, em média, 85% das adolescentes são contratadas depois que atingem a maioridade”, diz a Presidente da entidade, Maria dos Anjos Fernandes Elorza.

A Legião Feminina recebe em torno de 300 jovens na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses – por ano. As meninas, assim que admitidas, são treinadas para o mercado e, por isso, chamadas de aspirantes. Em seguida, passam a integrar uma das mais de 40 empresas parceiras, tornando-se legionárias.

A sede da entidade sempre foi a mesma, na Praça Rodrigues de Abreu, 1-37, na região central da cidade. Hoje o prédio é da entidade, recebida em doação da prefeitura, que deteve a propriedade até 2008. Naquele período o prédio era utilizado em regime de comodato – uma espécie de empréstimo.

O prédio conta com duas salas de aula, uma sala de informática, duas salas de apoio – para psicóloga e assistentes sociais -, secretaria, cozinha, banheiros e refeitório.  A presidente Maria Elorza revela a intenção de ampliar a estrutura, diante da demanda. “Pretendemos oferecer cursos mais específicos, como o de recepcionista em consultórios odontológicos”, acrescenta.

A presidente da Legião gostaria, ainda, de aumentar o número de empresas parceiras. Se alguém se interessar, basta entrar em contato através dos telefones (14) 3223-0719 ou (14) 3223-0760, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.