Lanchonete bauruense próxima de receber certificação do Sanduíche Bauru pelo Comtur

Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), visitaram nesta quarta-feira, dia 17, a lanchonete bauruense Lelo’s, que solicitou no início deste mês a certificação do Sanduíche Bauru.

Vemos na foto: Juliana Bravin (presidente do Comtur), Rogério Pereira (Lelo’s lanches), Márcia Vilaça (Comtur), Ana Cláudia Queiroz (Sedecon) Guilherme Cardoso (Comtur) e Ariel Barca (Sedecon).Durante a visita, foi verificada a qualidade dos ingredientes, o processo de elaboração e o sabor do lanche preparado pelo estabelecimento. Após essa análise, os membros da comissão aprovaram a certificação da Lanchonete Lelo´s, que será votada pelos membros do Comtur na próxima reunião ordinária, marcada para o dia 07 de junho. Se aprovada, será agendada a data de concessão do selo de certificação ao estabelecimento.

A concessão é feita aos estabelecimentos que comercializam o tradicional Sanduíche Bauru. O selo destina-se a salvaguardar a tradição, preservar a identidade e valorizar a iniciativa dos empresários do setor que buscam a qualidade na prestação de serviços e o comprometimento com a municipalidade. A certificação objetiva, ainda, homenagear e manter a receita tradicional do sanduíche Bauru desenvolvida por Casimiro Pinto Neto.

Para a elaboração do Sanduíche Bauru Tradicional, os ingredientes utilizados são o pão francês (sem miolo), queijo derretido em banho-maria, tomate e rosbife. Poderá, porém, ser acrescido pepino em conserva, utilizando-se o mesmo modo de fazer do sanduíche original.

A Certificação é conferida ao solicitante que em seu estabelecimento faz o uso da denominação do sanduíche considerando a receita e o modo de preparo tradicional. Recebem o certificado do COMTUR os estabelecimentos que assumem compromisso com os seguintes princípios:

> Garantir a tradição da receita, aproximando-se no máximo possível à receita tradicional que foi objeto de pedido de registro no IPHAN como patrimônio imaterial;
> Contribuir com o Conselho, no que lhe for proposto, no sentido de resgatar o sanduíche como patrimônio imaterial;
> Garantir a qualidade do produto, tanto na questão dos ingredientes como na forma de atendimento aos clientes;
> Participar das atividades para divulgação do produto, incentivando o seu consumo;
> Colaborar com o COMTUR na criação de um sistema que venha transformar o sanduíche em um produto do turismo no município;
> Estabelecer canais permanentes de comunicação com partes interessadas, para o sucesso das políticas de certificação.

Para obter o certificado, o solicitante passa por uma etapa de cadastro e apresentação dos documentos do estabelecimento. Outra etapa é a análise da documentação, visita técnica para avaliação, aprovação e entrega da certificação, que é publicada no Diário Oficial do Município.

O COMTUR se responsabiliza pelo monitoramento e ações preventivas e corretivas junto aos estabelecimentos certificados. As visitas pela comissão de monitoramento ocorrem semestralmente e a renovação do cadastro é feita a cada dois anos.

Interessados em receber a certificação, podem entrar em contato com o COMTUR/Sedecon pelos telefones (14) 3227-7819 ou (14) 99161-4169.

Mais pelo Vivendo Bauru.