Índice Paulista de Responsabilidade Social: Bauru perdeu pontos em 2 indicadores no levantamento de 2014

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Cauê Macris conduziu a sessão de apresentação, realizada na manhã de hoje

Sandro Bussola, Cauê Macris e Clodoaldo Gazzetta
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) apresentou, nesta sexta-feira (20/10), no Plenário da Câmara Municipal, dados relativos ao Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O levantamento diz respeito a informações do ano de 2014, que apontam o rebaixamento de Bauru em relação a 2012.

No levantamento anterior, o município pertencia ao Grupo 1. No mais recente, está enquadrado no Grupo 2, que agrega as cidades mais bem posicionadas, mas que apresentam deficiências em um ou dois dos três indicadores que integram o IRPS: riqueza, longevidade e escolaridade.

Em Bauru, o indicador da riqueza, embora tenha somado pontos em seu escore entre 2012 e 2014, manteve-se abaixo do patamar médio estadual.

O município perdeu um ponto no indicador de longevidade, situando-se no patamar médio paulista em 2014.

Já no índice da escolaridade, Bauru situou-se abaixo da médica estadual, em consequência da redução de seu escore no intervalo de dois anos. A taxa de atendimento escolar de crianças de 4 e 5 anos, por exemplo, variou de 97,2% para 93,5% no período.

Políticas públicas
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Cauê Macris (PSDB). O parlamentar destacou a relevância deste estudo, desenvolvido a cada dois anos pela Fundação Seade, para que as prefeituras desenvolvam suas políticas públicas, já que o IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, Sandro Bussola (PDT), participaram da abertura da sessão. O secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, também representou o Poder Executivo.

A apresentação também foi prestigiada pelo deputado estadual Celso Nascimento (PSC) e por assessores do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

Imagem: Deputados Celso Nascimento e Cauê Macris: recebidos por vereadores, prefeito e secretários