Inaugurada na USP a Casa da Afasia

No dia 4 de outubro, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou a Casa da Afasia, localizada defronte a Clínica de Fonoaudiologia.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB; José Henrique Rubo, vice-prefeito do campus da USP de Bauru, professores, funcionários e pacientes.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a FOB e desenvolvido no Departamento de Fonoaudiologia para oferecer terapia fonoaudiológica intensiva às pessoas com sequelas na fala após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A idea do projeto surgiu depois de uma visita da professora Magali de Lourdes Caldana, chefe do Departamento de Fonoaudiologia da FOB à Universidade da Flórida Central, onde conheceu a pesquisadora Janet Whiteside, diretora da “Aphasia House” (Casa da Afasia).

A afasia ocorre quando há uma lesão nas áreas do cérebro que são responsáveis pela linguagem. Ela pode prejudicar a comunicação de diferentes maneiras, incluindo a capacidade da pessoa em se expressar e entender o que os outros falam, e dificuldades em ler e escrever.

O projeto é inédito no Brasil e o atendimento aos pacientes foi iniciado em 25 de setembro. No campus foi construído um container pela empresa bauruense RC Containers, próximo a Clínica de Fonoaudiologia, com a criação de um ambiente terapêutico simulando uma casa, com quarto, cozinha, sala, escritório e banheiro onde é realizada a terapia fonoaudiológica.

Durante a cerimônia de inauguração, emocionada a professora Magali de Lourdes Caldana afirmou que o esforço conjunto de várias pessoas tornou este importante projeto social em realidade.