Hoje é dia do beijo (13 de abril)

“O amor é grande, cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”
Carlos Drummond de Andrade

Imagem do site Mensagem com Amor

Veja o que publicou o site Calendário.br

O Dia do Beijo é comemorado em 13 de Abril. Nesta data celebra-se o beijo que é um símbolo de afeto e carinho, sendo um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias. Nesta data também é celebrado o Dia do Beijo de Língua.

O Dia do Beijo é comemorado em todos os países. Esta data celebra o ato de beijar, que na cultura ocidental, é considerado um gesto de afeição. Se praticado entre amigos, pode ser para um cumprimento ou despedida. Entre casais é geralmente dado nos lábios, como um símbolo de afeição romântica.

Em roma, era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos. Na Escócia, o costume que de que o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Este era como uma benção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Já na festa, a noiva geralmente beijava todos os homens em troca de dinheiro.

A Origem do Beijo

Não existe um inventor do beijo, e nem uma data onde o costume começou, porém pesquisadores, cientistas e antropólogos têm por anos discutidos teorias de como esse costume começou. Inicialmente acredita-se que tenha se iniciado dentro de rituais religiosos antigos, em sinal de respeito, mas também é identificado como um fator cultural, onde as pessoas com a necessidade de demonstrar sinais de afeto pelos outros, usavam o beijo para se expressar.

O Beijo na Idade Média

O chamado beijo da paz era comum na idade média, e representava um sinal de respeito comum entre homens pertencentes à determinada classe social, utilizado também para marcar acordos entre os senhores feudais.

Na sociedade Persa o beijo também tinha caráter social, sendo que homens da mesma classe davam beijos na boca, enquanto outros de classes inferiores não podiam se beijar ou apenas beijavam no rosto, apenas prestar reverência aos homens de classe superior. Na era Hebraica o beijo também tinha significado afetuoso, sendo que na Biblia é relatado um episódio onde Judas teria traído Jesus com um beijo, um sinal que deveria ser de afeto, mas foi um gesto de traíção.

Beijo entre apaixonados

Com o surgimento do renascimento o beijo deixou de ser um ritual cultural entre homens para passar a ser apenas um gesto entre aqueles que são apaixonados. O beijo continua a ser utilizado dentro da religião, como na católica, onde os fieis beijam a mão do padre como sinal de respeito.

Origem do Dia Internacional do Beijo

Não se tem certeza sobre a origem do Dia do Beijo, porém acredita-se que a data teve origem em 13 de Abril de 1882, onde em uma vila italiana existia um homem chamado Enrique Porchelo, que beijava todas as mulheres que encontrava, não importando se eram ou não comprometidas, até que em 13 de Abril daquele ano, o padre da região resolveu oferecer um prêmio em moedas de ouro para a primeira mulher que se apresentasse e que não tinha sido beijada por Enrique, porém nenhuma mulher se apresentou, e acredita-se na lenda de que a pequena fortuna está escondida, em algum local da Itália até hoje. O Dia do Beijo em 2015 será celebrado na segunda 13 de Abril.

Continue lendo em Calendário.br.