História do Liceu Noroeste

O Colégio Liceu Noroeste é um dos pioneiros da Educação em Bauru, tendo acompanhado e contribuído com o crescimento e o desenvolvimento da cidade.

Fundado em 1935, pelo professor José Ranieri, desde sempre primou pela excelência no ensino e pela preocupação com o ser humano. Sua filosofia é a atenção ao aluno em todos os seus aspectos e a valorização de seus professores e seu corpo administrativo.

Para os proprietários e diretores, a escola é muito mais do que apenas um lugar de estudo: é o espaço em que podemos liberar nossa mente criativa, expandir nossos horizontes e nos tornarmos cidadãos plenos!

Teve o seu diretor e professor, de início, e ensejo de apenas preparar alunos para concursos, admissão aos cursos médios e ministrar o ensino primário.

Satisfazendo as exigências do ensino, o Liceu Noroeste foi registrado no ano de sua fundação a 29 de maio, na Diretoria Geral de Ensino de São Paulo, sob nº 66.

No ano seguinte, auxiliado por outros professores fundou e deu vida a um curso de madureza, obtendo êxito, com seus alunos que prestavam exames em colégios na capital e outras localidades.

Com o progresso crescente e vertiginoso da cidade progrediu e cresceu o Liceu Noroeste, cujo diretor era filho genuíno de Bauru.

12106731_1037519519612583_9053926010903165641_n              Aqui o Professor José Ranieri com esposa Alice, irmã Rosa e corpo docente.

Assim é, que em 1.938, dispondo de área suficiente fez-se construir, obedecendo as exigências do ensino secundário, contíguo ao primitivo, confortáveis salões (originalmente funcionou em prédio residencial adaptado ao fim que se destinava).

Mobiliado o novo prédio, foi aí instalado o Curso Comercial -Básico, que recebeu inspeção federal por despacho favorável de Sr. Ministro da Educação, em 19 de outubro de 1.938, sendo nomeado inspetor fiscal junto ao mesmo o Sr. João Farid Madi.

Aproveitando o ensejo de sua atuação grandemente vantajosa, devido a sua localização urbana, ensino eficiente, preferência pública, e não medindo sacrifícios em dezembro de 1.939, a diretoria do Liceu Noroeste criou o curso ginasial, cuja instalação e início de aulas se deram em fevereiro do ano seguinte.

Foi designado inspetor federal, o Dr. Atílio Silveira Prado para sua primeira verificação. Do relatório feito esta autoridade escolar, concluiu o Sr. Ministro da Educação despacho favorável ao seu funcionamento com um total de 8.156 pontos, despacho este datado de 17 de maio de 1.940, através da Portaria Ministerial nº 90, de 17 de maio de 1.940 e publicado no Diário Oficial a 30 de maio de mesmo ano.

O curso ginasial recebeu o reconhecimento pela Portaria nº 3 de 05 de agosto de 1.971, da Inspetora Seccional do Ensino Secundário de 15 de Dezembro de 1.971.

No ano de 1.942 foi instalado o Curso Técnico de CONTADOR, que recebeu a inspeção preliminar pela Portaria nº 247 de 21 de setembro de 1.942.

Em 1.942, foi demolido um dos prédios que funcionava o estabelecimento. No mesmo local em terreno anexo foi edificado novo prédio de três pavimentos com 15 (quinze) salas, obedecendo os rigores higiênicos e didáticos.

O novo prédio foi inaugurado a 31 de março de 1.953 com as presenças das autoridades municipais, deputados estaduais e federais e ministro do trabalho.

Nesse prédio foi instalada a Escola Normal Livre ”Prof. José Ranieri”, cujo funcionamento foi autorizado pelo Decreto nº 22.053 de 12 de Fevereiro de 1.953, e Reconhecida pelo Decreto nº 34.579, de 24 de Janeiro de 1.959, publicado no Diário Oficial de 25 de Janeiro de 1.959.

Em Janeiro de 1.966 foi demolido o prédio de nº 8-25, sendo edificado no mesmo local um novo prédio de três pavimentos, nos mais modernos requisitos, tanto na construção como nos materiais adquiridos.

A razão social do Liceu Noroeste foi transformada em janeiro de 1.968, passando a denominar-se Liceu Noroeste S/C de Educação, com registro nº 201, livro nº A-1, página 139, em 14 de maio de 1.968, no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas de Bauru, com publicação no Diário Oficial da União de 18 de abril de 1.968, sendo sócios diretores, José Augusto Vieira Ranieri, Maria Lucia Ranieri Previdello e Sérvio Túlio Vieira Ranieri.

Em 1.969 com a transformação do ensino colegial no Estado de São Paulo, o estabelecimento passou a ministrar o curso colegial com área de Ciências Físicas e Biológicas, vinculado ao Sistema Estadual de Ensino.

Mantendo o curso colegial, com área de Educação Profissionalizante (normal) e área de Ciências Físicas e Biológicas, o estabelecimento passou a denomina-se Escola Normal e Colégio Integrado do Liceu Noroeste, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, de abril de 1.971.

A Banda do Liceu Noroeste

A Banda Marcial do Liceu Noroeste de Bauru é considerada uma das melhores e mais premiadas Bandas Marciais do Brasil, tendo conquistado, ao longo de sua história, enorme quantidade de troféus e medalhas, além do reconhecimento de ordem internacional, especialmente no Chile, onde atuou em 7 (sete) Festivais Internacionais e foi literalmente ovacionada pelas localidades nas quais se apresentou.

No Chile, foi agraciada com a “Chave da Cidade” de Melipilla nas festividades relativas ao seu aniversário de 259 anos, ocasião em que pela primeira vez em sua história, Melipilla concedeu tal honraria em agradecimento à contribuição prestada à cultura daquele país. A Banda bauruense é a atual CAMPEÃ do Estado de São Paulo e VICE CAMPEÃ BRASILEIRA, na categoria infanto juvenil.

O trabalho da Banda transcende as limites da escola,atuando como um importante veículo de inclusão cultural e social, em decorrência de sua acessibilidade às crianças das mais diversas origens.

A Banda do Liceu Noroeste em 1.939 (foto abaixo):

banda_liceu_1939 (5)

A banda Marcial do Liceu Noroeste de Bauru luta permanentemente em prol de nossa cultura e cidadania e faz um belíssimo trabalho, de extrema importância social e cultural, por intermédio deste maravilhoso grupo de musicalidade incontestável, pelos caminhos da Cidadania Consciente.

Saiba mais a respeito pelo site no link http://www.liceunoroeste.edu.br/

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.