Feira Ubá: 13 anos fazendo arte

No último dia dia 24 de março, a Feira Ubá completou 13 anos de atividade em Bauru, trazendo consigo a marca da criação pelo Movimento Mãos Caipira, composta de pessoas que fazem trabalho manual, junto com a Secretaria de Cultura, em 2003.

Foto de divulgaçãoUm dos objetivos do grupo é a busca, a valorização e a comercialização da arte e do artesanato, expressões populares que são materializadas das mais diferentes maneiras pelas mãos de artistas e artesãos.

A Feira Ubá de Arte e Artesanato oferece uma variedade de produtos feitos em diversos materiais e estilos como crochê, tricô, entalhe e marchetaria e em madeira, bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica, entre outros, saídos das mais e criação de 40 expositores.

Lá tudo é muito bem organizado tendo até um Conselho Gestor, formado pelos próprios trabalhadores da feira e com mandato de dois anos, junto com a Secretaria. Além disso, os agentes de cooperação da Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (SUTACO) avaliam tecnicamente todos os produtos que serão expostos na feira.

Normalmente, a feira é realizada no Parque Vitória Régia, local habitado por índios há muito tempo. Como o lugar era repleto de palmeiras e com as fibras das folhas dessas palmeiras eram confeccionados cestos. As palmeiras eram chamadas Ubás pelos índios, portanto a feira é uma homenagem aos antigos moradores.

Saiba como participar da Feira Ubá
Os interessados em expor produtos na feira devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e agendar um horário para levar os documentos referentes aos trabalhos necessários para avaliação e, posteriormente, o cadastramento do artesão.

Após a aprovação, o artesão recebe uma carteira de identificação emitida pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUCATO) que permite a participação nas feiras artesanais dentro do estado de São Paulo.

Serviço
A próxima edição da Feira Ubá acontece no dia 09/04, das 9h às 17h, no Parque Vitória Régia – Av. Nações Unidas, 5115

Os artesãos interessados em participar da feira deverão entra em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (14) 3232-4343.