Faculdade de Engenharia da Unesp em Bauru chega aos 50 anos

Nesta semana, a Faculdade de Engenharia da Unesp em Bauru (FEB) completa 50 anos. Atualmente, a FEB reúne quatro cursos de graduação, quatro de mestrado e doutorado, além de 11 especializações. Só na graduação, são cerca de 1.300 alunos que vêm em busca de uma formação de excelência.

A Faculdade de Engenharia de Bauru (FE ou FEB, como é mais conhecida) é uma das 38 Unidades Universitárias que compõem a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, uma das três universidades públicas do Estado de São Paulo.

A FEB foi autorizada a funcionar em 1967, de acordo com decreto do Governador do Estado de São Paulo nº 47.893, de 12 de abril de 1967, e portaria nº 7/67 do Conselho Estadual de Educação. Neste ano, entrou em atividade o curso de Engenharia Mecânica e, no ano seguinte, os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, os quais eram mantidos pela Fundação Educacional de Bauru, entidade jurídica sem fins lucrativos, criada pela Lei Municipal nº 1.276, de 26 de dezembro de 1966. Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica foram reconhecidos em 1972, por meio do decreto nº 70.596, da Presidência da República, e o curso de Engenharia Elétrica teve seu reconhecimento em 1975, com o decreto nº 78.846.

Nos anos posteriores, foram criados outros cursos e unidades, mantidos pela Fundação Educacional de Bauru. Em 1985, foi instalada a Universidade de Bauru, composta pelas Faculdades de Engenharia, Tecnologia, Ciências, Artes e Comunicação.

Em agosto de 1988, conforme já relatado, a Universidade de Bauru foi incorporada à UNESP e os cursos de Engenharia e Tecnologia foram agrupados numa única Unidade, chamada Faculdade de Engenharia e Tecnologia.

Atualmente, com a extinção dos cursos de Tecnologia, a Unidade passou a chamar-se Faculdade de Engenharia de Bauru e oferece os seguintes cursos de graduação:

Engenharia Mecânica
Engenharia Elétrica
Engenharia Civil
Engenharia de Produção

Informe-se melhor por um um bem produzido vídeo em comemoração aos 50 anos da Fundação Educacional de Bauru (abaixo exibido):

Saiba mais sobre a comemoração dos 50 anos da FEB, com rico histórico, clicando aqui.