Exposição no Saguão da Estação Ferroviária resgata a história da construção da Estação e da chegada das ferrovias na cidade

A Estação Ferroviária Central – Estação das Artes – está aberta ao público com uma nova exposição no Saguão (Gare).

A exposição conta com painéis que resgatam a história da construção da Estação Central e da chegada das ferrovias em Bauru.

Além dos painéis, também estão expostas peças maiores. Entre essas peças está a Cabine de Comando. A cabine exposta foi construída para servir de treinamento para os manobradores, já a cabine real era um edifício onde ficavam os equipamentos responsáveis pela operação das chaves, hoje conhecidos como AMV (aparelho de mudança de via), e do sistema de sinalização, tanto dos sinais mecânicos de braço como também do sinal elétrico Bloqueio Automático.

Outra peça que está exposta é a Gôndola, vagão de madeira com pés de ferro – uma maquete em escala de um vagão de carga no qual eram transportadas terra, minérios, pedras, etc.

Os visitantes também podem encontrar algumas vagonetas que eram utilizadas no transporte de materiais de construção para obras de trechos da ferrovia, por meio de linhas provisórias. As vagonetas que fazem parte da exposição foram adaptadas para carregar dormentes na Usina de Tratamento de Dormentes do pátio de triagem paulista em Bauru (U.T.D.).

Mais algumas peças como carrinhos de mala, caranguejo (para carregar materiais diversos), rodas de ferro de veículo ferroviário e uma bomba de sucção – usada nas oficinas para puxar óleo de um lugar para outro – também estão expostas.

A abertura do Saguão para a exposição faz parte do projeto de revitalização da Estação Central, com o objetivo de promover atividades para o público, além de oferecer mais uma opção de contato com a história da Estação e da chegada das ferrovias em Bauru.

Serviço

Exposição no Saguão da Estação Central

Horário de funcionamento: das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Local: Estação Ferroviária Central – Praça Machado de Mello

Mais informações: (14) 3212-8262

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Museu Ferroviário Regional de Bauru