Emdurb inicia o mês de maio apoiando o movimento “Maio Amarelo”

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil. A intenção é colocar em pauta o tema “segurança viária” e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

O movimento teve início em 2013 e, desde então, o Município de Bauru vem participando com atividades apoiando esse movimento, pois entende ser tão importante quanto a Semana Nacional de Trânsito.

Para o ano de 2017, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema “MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA” para ser trabalhado em todas as campanhas educativas de trânsito no país ao longo do ano, inclusive no Maio Amarelo.

“Minha Escolha faz a Diferença”:
-CAPACETE, usar ou não usar;
-CELULAR, atender ou não atender;
-CINTO DE SEGURANÇA, usar ou não usar.

São escolhas de cada condutor e que erroneamente tomadas poderão trazer consequências desastrosas, reforçando o conceito de que não há acidente e sim a escolha inadequada. O tema tem, ao final, o objetivo de ressaltar que os acidentes são, na verdade, resultado de escolhas certas ou erradas que cada condutor toma ao iniciar um passeio, uma viagem.

O tema definido e que será trabalhado conclui que os acidentes decorrem das escolhas erradas. Todo condutor sabe que usar o celular ao volante; beber e dirigir; não respeitar a sinalização; avançar no cruzamento; transportar crianças sem a proteção necessária; não usar o cinto (inclusive no banco traseiro), entre outros, são posturas erradas e sabe também dos riscos que não somente ele, mas as pessoas que transporta e as com quem divide as vias correm ao escolhê-las.

O Setor de Educação da Emdurb organizou uma programação para o mês de maio com palestras e atividades alusivas aos temas acima relatados. As entidades que desejarem agendar os serviços do Setor de Educação deverão entrar em contato pelo telefone 3222-3219 ou pelo e-mail mobilidade@emdurb.com.br

PROGRAMAÇÃO, de 02 a 05 de maio:
02/05 (Terça-feira):
-Às 10 e às 14h: Teatro de Fantoches “Miguelito vai ao Shopping”, no Colégio Batista.

03/05 (Quarta-feira):
-Às 10 e às 14h: Teatro de Fantoches “E agora Maria?”, no Colégio Batista.
-Das 19 às 21h: “Veja o Trânsito no EJA” (palestra e dinâmica para alunos do EJA), na EMEF José Romão.

04/05 (Quinta-feira):
-Às 10 e às 14h: “Circulando Pelo Trânsito” (mini circuito de atividades físicas com enfoque nas cores de trânsito (verde, amarela e vermelha) e na coordenação, lateralidade e coletividade) e apresentação do teatro de fantoches: “Miguelito vai ao Shopping”, na EMEI Magdalena P. da Silva Martha.
-Das 19 às 21h: “Veja o Trânsito no EJA” (palestra e dinâmica para alunos do EJA), na EMEF Claudete da S. Vecchi.

05/05 (Sexta-feira):
-Às 10 e às 14h: “Circulando pelo Trânsito”, na EMEI Magdalena P. da Silva Martha.

06/05 (Sábado):
-Das 9 às 12h: Quarteirão da Economia (evento promovido pelos comerciantes do quarteirão 6 da rua Primeiro de Agosto. Setor de Educação com oficina de desenhos, jogo da memória e quebra-cabeça, além de exposição de materiais educativos e orientação com relação a travessia segura.