Educação realiza adequações na grade curricular do ensino fundamental em 2018

A Secretaria Municipal de Educação realizará adequações na grade curricular do ensino fundamental (6 anos incompletos a 14 anos) da rede municipal, a partir do ano letivo de 2018.

Entre os ajustes que serão realizados, estão a implementação do ensino de língua inglesa para turmas do 1º ano, duplicação no número de aulas semanais de educação física do 2º ao 5º ano e ampliação do número de aulas de língua portuguesa e matemática do 1º ao 5º ano.

Com essas adequações, a carga horária letiva do ensino fundamental (séries iniciais) passa das 800 horas e 800 aulas atuais (computando o recreio dirigido), mínimo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para 833 horas, que equivalem a 1000 aulas, excluindo-se o horário de recreio.

Dessa forma, os alunos passarão a ter o período de permanência na escola estendido em 25 minutos diários. O período da manhã passará a ser das 7h15 às 11h40 e o da tarde das 13h às 17h25.

A Secretaria de Educação destaca que essas modificações atendem a antiga solicitação de diversos professores e pais de alunos quanto ao fim do recreio dirigido, garante a isonomia entre professores que atuam nas séries iniciais e finais (1º ao 9º ano), propiciando a melhoria da qualidade de educação ofertada pelo município.

Isabel Miziara, secretária de Educação, explica os benefícios que as mudanças trarão aos alunos da rede municipal. “Essas adequações são extremamente benéficas aos alunos, tendo em vista que passarão mais tempo no ambiente escolar, com foco, principalmente, na língua portuguesa e matemática, importantes para turmas em início de alfabetização. Vale também destacar o ganho para o primeiro ano do ensino fundamental que terá aulas de língua inglesa, um grande acréscimo para vivência desses alunos.”

Mais pelo Vivendo Bauru.