Confira as ações da Secretaria da Saúde durante o “Setembro Amarelo”

Durante a semana, diversas unidades da Secretaria Municipal de Saúde realizaram ações em prol da campanha “Setembro Amarelo”. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o suicídio, os eventos aconteceram tanto nos Postos de Saúde, quanto em atividades extra muro.

Na manhã da terça-feira, 12 de setembro, aproximadamente 80 pessoas, entre profissionais, familiares e pacientes do CAPS I (Centro de Apoio Psicossocial I), CAPS AD III (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III) e AMSM (Ambulatório Municipal de Saúde Mental) caminharam pelo Calçadão das Batista de Carvalho com cartazes e panfletos. Também houve a apresentação do grupo musical BatuCAPS, formado por pacientes do CAPS I.

No período da tarde, funcionários da Secretaria da Saúde participaram da palestra Prevenção ao Suicídio. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa, com troca de experiências e o compartilhamento de orientações sobre o tema.

Ainda durante a semana, diversas Unidades de Saúde realizaram atividades do “Setembro Amarelo”. Na UBS Geisel e na UBS Centro os funcionários vestiram a cor amarela e enfeitaram a unidade com cartazes e balões da mesma cor.

Houve também palestras nos corredores das unidades sobre a prevenção do suicídio. As palestras também aconteceram na UBS Europa, UBS Octávio Rasi, UBS Nova Esperança e UBS Tibiriçá.

Na UBS Mary Dota ocorreu também uma atividade extra muro.
Já na UBS Parque Vista Alegre além da palestra para os pacientes, também foi realizada uma palestra para os professores da E.M.E.F. Conego Aníbal de Francia.

As atividades nas Unidades Básicas, referenciadas e de Saúde Mental continuarão desenvolvendo o tema da campanha “Setembro Amarelo” nas salas de espera durante todo o mês.