Bauru terá programação especial em março, mês das mulheres

Durante o mês inteiro, a Sedecon em conjunto com a Sebes e o Sebrae vão realizar diversas atividades voltadas para as mulheres bauruenses (Foto de reprodução).

evento-empreendedoras-bauru2

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é um símbolo que marca uma série de reivindicações, lutas e conquistas de direitos pelas mulheres. Muito mais do que uma data comemorativa, ela motiva a realização de conferências, debates e reuniões que servem para discutir o papel da mulher na sociedade, tentar diminuir, cada vez mais, as diferenças entre os gêneros e conscientizar a população sobre os preconceitos e violências que cercam todas as mulheres.

Aproveitando o mês das mulheres, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) prepara uma programação especial para as mulheres que desejam investir em um negócio próprio.
A “Convenção de Políticas Públicas para as Mulheres” conta com atividades e palestras que incentivam o empreendedorismo feminino. A abertura do evento será realizada na próxima segunda-feira, dia 6 de março, às 9h, na Casa do Empreendedor.

A atividade irá aproximar as bauruenses para discutir as políticas públicas para mulheres com o objetivo de fortalecer programas municipais, criando e executando projetos que incentivem o empreendedorismo, fomentem a cultura e a prática da cooperação voltada à geração de emprego e renda às mulheres.

A convenção é uma parceria entre a Sedecon, a Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) e o Sebrae. Para participar de qualquer atividade, as interessadas devem comparecer à Casa do Empreendedor, na Sedecon (Rua Virgílio Malta, 17-06).

Confira a programação realizada durante todo o mês de março:

– 06/03, às 9h – Abertura Oficial da Programação (Local: Casa do Empreendedor).

– 06 e 07/03 – Esclarecimentos e orientações sobre gestão e negócio no Sebrae Móvel (Local: Núcleo Mary Dota).

– 07/03, às 14h – Palestra: “Comece Certo” com Fausto Simões de Andrade Neto – Sebrae (Local: Casa do Empreendedor). Neste curso básico, o participante ficará por dentro das vantagens da formalização, tanto para a empresa quanto para o empresário e sua família. Descobrirá como formalizar seu negócio e quais os diferentes tipos de empresas e enquadramentos que existem. Assim, poderá optar pela melhor solução.

– 08/03, das 9h às 10h – Dicas de maquiagem para o dia a dia da mulher moderna com Mayra Zancheta Ferraz – Sedecon (Local: Casa do Empreendedor).

– 08/03, às 14h – Palestra: Atendimento ao Cliente – Programa Primeiros Passos com Anderson Coutinho Peroto – Sedecon (Local: Casa do Empreendedor). É o segundo curso de 10 módulos que traz exemplos práticos e orientações para conhecer o melhor do seu cliente, encantá-lo e torná-lo fiel. O participante poderá conferir a importância do processo de comunicação, como atender diferentes públicos, atrair a clientela e apresentar um diferencial que o destaque da concorrência.

– 08 a 10/03 – Sebrae Móvel (Local: Calçadão da Batista de Carvalho).

– 09/03, às 14h – Palestra Planeje suas vendas com Luiz Felipe Navarro – Sebrae.

– 11/03, das 8h às 17h – Ação Cidadania do MEI/Banco do Povo, junto com o Sebrae Móvel, Núcleo Gasparini, E.E. João Pedro Fernandes.

– 12 e 13/03, das 10h às 20h – Expobeauty Estetic (Local: Casa dos Médicos – Rua Amadeu Sangiovane, 4-47, Jd. América). Congresso Científico de Estética do Centro Paulista com profissionais renomados do mercado de estética, cuidadosamente selecionados pela comissão organizadora, que ministrarão palestras e seminários com temas atuais.

– 13/03, das 8h às 17h – Início das inscrições para as mulheres artesãs de Bauru que tenham interesse em participar da Feira que será realizada em maio com o objetivo de apresentar os trabalhos feitos pelas mulheres do Município – Inscrições de 13/03 a 07/04 (mais informações na Sedecon e CRAS).

– 13 a 20/03, das 8h às 17h – Inscrições Time do Emprego (Local: Sedecon). Programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. É para pessoas que estejam desempregadas ou querem voltar ao mercado de trabalho e jovens em busca do Primeiro Emprego, à partir dos 16 anos sem limite de idade.

– 28/03, das 9h às 11h – Sessão de Negócios (Local: Av. Duque de Caxias, 16-82 – Sebrae Bauru).

Serviço
Casa do Empreendedor, na Sedecon – Rua Virgilio Malta, 17-06.
Sebrae Bauru – Avenida Duque de Caxias, 16-82
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3227-7819 ou pelo e-mail saladoempreendedor@bauru.sp.gov.br.

Secretaria do Bem-Estar em Bauru faz eventos para celebrar o Dia da Mulher ( Fonte TV TEM).

Atividades serão oferecidas durante todo o mês de março.
Confira a programação completa.

Do G1 Bauru e Marília FACEBOOK

Mulheres com até 39 anos devem apresentar requisição médica (Foto: Semsa)Eventos são voltados também à saúde da mulher  (Foto: Semsa)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira (8) a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) em Bauru (SP) promoverá uma programação especial durante que todo o mês de março. Todos os eventos são oferecidos à população de forma gratuita e com atenção voltada para as políticas públicas, obtenção de direitos e saúde da Mulher.

Cada um dos nove Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) existentes no município terá uma programação desenvolvida, além de palestras realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres. Além disso, durante todo o mês de março, serão realizadas nas Unidades de Saúde (Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas, Unidades de Referência e Unidades de Saúde Mental) atendimentos extras com atenção voltada exclusivamente para a saúde da mulher.

Todos os agendamentos serão realizados e encaminhados pelos CRAS e incluem abertura de agenda extra para coleta de Papanicolau e grupos educativos sobre autoexame das mamas, além de grupos especializados de orientação à gestante, de orientações sobre métodos contraceptivos, grupos de mulheres para orientação sobre saúde bucal, orientação social e orientação nutricional.

A agenda extensa de atividades tem como objetivo dar atenção especial para as questões relacionadas à mulher e avançar cada vez mais no desenvolvimento de políticas de integração multissetorializadas.

Confira a agenda do mês de março:

Evento: Avanços, desafios e propostas da mulher contemporânea.
Local: OAB
Rua: Nações Unidas, 30-40
Vl. Nova Cidade Universitária
Dia: 07/03 às 19h
Convidadas: Haide de Souza; Abordando a Lei Maria da Penha e o Histórico do Conselho;
Elaine Monteiro abordando a questão da Saúde; abordarão ainda os temas: empreendedorismo e segurança.
Após o evento haverá um lanche e demonstrações de cabeleireiros, maquiagem, massagens, também haverá sorteios de diversos brindes.

As multifaces da Mulher – Da submissão à cidadania
Local: Teatro Municipal de Bauru
Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro
Dia: 08/03 às 13h30
Palestrante: Professor Fausi dos Santos (Supervisor de Extensão Universitária e Professor de Ética Profissional, Psicologia Social e Filosofia Jurídica da Instituição Toledo de Ensino)
Apresentação cultural: Cia Estável de Dança
Participação especial na execução do Hino Nacional: piano – Mara Síntique Del Guerra Valério, voz: Débora Neves.
Durante o evento serão realizadas atividades educativas pela Secretaria de Saúde sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar, autoexame das mamas e Papanicolau, através de modelos educativos visando ao esclarecimento de dúvidas das mulheres.

Defesa Pessoal – Teoria e Prática
Local: CRAS Jd. Ferraz
Rua: Bolívia, 6-63 – Jd. Ferraz
Dia 09/03 às 8h30
Convidado: Carlos Murça (instrutor – Mulheres que brilham)
Durante o mês de Março, exposição com o tema: Mulheres através do tempo.

Apresentação de vídeo sobre Violência Doméstica e mensagem do Dia Internacional da Mulher
CRAS Santa Cândida
Rua: Lazaro Cleto, 1-43
Pq. Santa Cândida
Dia: 09/03 às 9h

Roda de conversa “O que é ser mulher?” A concepção do que é ser mulher para as participantes e um dialogo que oportunize uma discussão sobre o papel e condição feminina na atualidade.
Local: CRAS Nove de Julho
Rua: Itália Giovanetti Franciscato, qd. 01, s/n°
Nove de Julho
Dias: 14 e 30/03 às 8h30
Atividade: produção de poemas ao final da discussão

Ação de divulgação sobre Cuidados Preventivos com a Pele
Local: Regional Pq. São Geraldo
Rua: Carlos Galitters, qd. 2
Dia: 14/03 às 8h

Palestra sobre Violência Doméstica com a Dra Kátia Boulos (presidente da comissão da mulher advogada da OAB SP).
Local: OAB
Rua: Nações Unidas, 30-40
Vl. Nova Cidade Universitária
Dia: 22/03 às 19h

Momento de Beleza
Local: CRAS Godoy/Polo Vl. Garcia
Alameda Flor do Amor, qd. 10, s/n°
Pq. São Geraldo
Dia: 27/03 às 14h

Palestra – Violência contra a mulher
Polo Jd. Europa
Local: Centro Comunitário Jd. Europa
Rua: Hermes Camargo Batista, 1-65
Jd. Europa
Dia: 29/03 às 8h