Bauru sagra-se campeão no NBB 2.016/17

Bauruenses que ajudaram a lotar o estádio de Araraquara, comemoram vitória e título do NBB pelo Bauru Basket.

Bauru sagra-se campeão no NBB 2.016/17, ao vencer o Paulistano por 92 X 73, em jogo emocionante, mas que levou o representante bauruense no basquete à vitória, sagrando-se campeão do NBB 2016/17.

O jogo, realizado, na tarde deste sábado, pela quinta e decisiva partida da série melhor de cinco da final do torneio, fechou o playoff em 3 a 2.Pela primeira vez campeão o representante de Bauru ganha o título do NBB.

Em jogo que resultou em 92 X 73, realizado neste sábado (17), a equipe bauruense enfrentou o Paulistano, no jogo 5 da final do torneio, e consolidou a virada na série e o título.

Alex foi sem dúvida o grande nome da final pelo lado do Bauru, mostrando toda sua experiência, anotando 24 pontos e sendo o cestinha da partida. Shilton, com um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes, também se destacou. Já no Paulistano, o principal nome foi Renato, com 20 pontos e sete rebotes.

O jogo começou com bastante equilíbrio, mas com uma leve vantagem do Bauru. Com um melhor aproveitamento nos arremessos de quadra, a equipe conseguiu abrir uma leve vantagem no primeiro quarto. O cenário se repetiu no segundo período e o time bauruense foi para o intervalo na frente por sete pontos, vencendo por 44 a 37.

Na volta para o segundo tempo, porém, o Bauru conseguiu deslanchar. Aproveitando bem seus arremessos de quadra e vendo o adversário muito mal neste fundamento, ficando zerado nas bolas de três, a equipe bauruense abriu uma grande vantagem, terminando o terceiro período com 14 pontos na frente.

No quarto período, já com uma larga vantagem, o Bauru Basket apenas administrou o placar e gastou o relógio. O Paulistano foi para o desespero e errou muitos arremessos. A equipe bauruense ainda conseguiu ampliar mais o marcador e garantir o título incontestável com uma vitória por 92 a 73.

O título foi o primeiro do Bauru no Novo Basquete Brasil. Desde que o torneio teve início, em 2008-09, apenas duas equipes venceram. O Flamengo é o maior campeão, com cinco conquistas. O Brasília vem um pouco atrás, com três taças.

A definição do jogo ser realizado no ginásio Gigantão, em Araraquara, se deu em razão da  capacidade para 5 mil pessoas (foto acima). O espaço ficou lotado e muitos bauruenses lá, que rumaram em caravana para dar apoio ao “Dragão”.

Com o título, pela primeira vez que um clube paulista fatura o título do NBB, pois antes apenas Flamengo e Brasília haviam vencido.

A temporada não podia encerrar de forma mais feliz, já que o Bauru Basket já havia conquistado tudo o que disputou desde a retomada do projeto – Paulista, Sul-Americana e Liga das Américas e agora o NBB.

É o primeiro título brasileiro na “era NBB” e o bicampeonato para a cidade, que se soma ao título do Tilibra de 2002.
A consagração do título veio depois de dois anos anteriores, com o Dragão perdendo para o Flamengo, na decisão.

Bauru e Paulistano, com o resultado, já estão garantidos na Liga das Américas de 2018, bastando que a Fiba reconsidere a punição dada no fim do ano passado para a CBB.

Mais pelo Vivendo Bauru.