Bauru já teve o maior entroncamento ferroviário do País.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906.

Bauru, estação original, sem data. Foto do jornal “Noroeste,  ferrovia da integração” – RFFSA, Bauru, 1982Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois.

A estação à esquerda e a cidade ao fundo (Ilustração Brasileira, 02/1947).O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da R.F.F.S.A. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a R.F.F.S.A. deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje (não mais com essa denominação).

A ESTAÇÃO

Em 1938, a estação antiga convive com as obras da nova, à esquerda. Foto do jornal “Noroeste, ferrovia da integração” – RFFSA, Bauru, 1982A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi inaugurada em Bauru em 1906 com muitas festas, mas a estação utilizada para os seus trens era a da Sorocabana, que ali já tinha sua estação desde 1905 – a Paulista somente chegaria a Bauru em 1910.

Quando foi aberta e inaugurada a estação primitiva usada pela Noroeste?

O que se sabe é que inicialmente era um pequenino prédio de alvenaria projetado pela Sorocabana (e não pela Noroeste) que, aos poucos, com o aumento do tráfego, ganhou “puxadinhos” de madeira. Tratava-se da pequena estação de madeira.

No ano de 1921, a Noroeste inaugurou suas novas oficinas no pátio ferroviário.

A estação de madeira durou até novembro de 1938, quando começou a ser desmontada, antes mesmo da conclusão da estação atual: os passageiros já estavam, então, utilizando as plataformas da estação nova para embarque e desembarque.

Em 1 de outubro de 1939, com a conclusão da nova e enorme estação da Noroeste (que havia iniciado a obra em 4 de dezembro de 1935 pela Leão, Ribeiro e Companhia), e que englobava também os escritórios da empresa, todos os embarques e desembarques das três ferrovias passaram a ser centralizados nessa estação e os prédios da Sorocabana e da Noroeste foram desativados.

Enquanto houve trens de passageiros naquele que era chamado de maior entroncamento ferroviário do Brasil, a estação teve enorme movimento.

No final de 1995, os trens de passageiros da Noroeste foram extintos. Em 1993, os trens de passageiros para Campo Grande e Corumbá deixaram de existir. A estação fechou para passageiros da Noroeste, permanecendo aberta apenas para os trens da Paulista, que ainda chegavam ali, diariamente.

A partir de quando a concessionária Novoeste assumiu a ferrovia, em 1996, o prédio definhou rapidamente. Em 1999, os escritórios da concessionária se mudaram dali e a estação caiu de vez no abandono.

Os trens de passageiros para Bauru, na antiga linha da Cia. Paulista, chegaram à estação pela última vez em 14 de março de 2001, sendo então suprimidos. A estação, então, somente servia como plataforma de embarque e desembarque.

Depois desse dia, nem para isso. O abandono e a sujeira tomaram conta do prédio e de suas plataformas. Em meados de 2010, o prédio da estação foi adquirido pelo município. Em 2016, estava sendo reformado.

Anúncio dos primeiros trens regulares de passageiros da Noroeste: eles partiam duas vezes por dia, às segundas e quintas, da estação da Sorocabana de Bauru e chegavam a Jacutinga (atual Avaí) e voltavam no mesmo dia.

A estação já estava quase pronta em novembro de 1938, mas ainda tudo era provisório. A data de inauguração da estação velha (que estava já sendo desmontada) não é deste velho prédio, mas outra cuja data não se conseguiu ainda determinar.

Catorze dias mais tarde, a nova estação ainda não havia sido inaugurada em meados de dezembro de 1938, mas parte de suas plataformas já embarcavam e desembarcavam passageiros.

Quarenta e dois dias mais tarde, a nova estação já tinha novos equipamentos e funcionava parcialmente.

O entroncamento das três ferrovias em Bauru 
Olhando para a foto acima, concluímos que os trilhos que cruzam e saem para a esquerda correspondem aos da Sorocabana, sentido Agudos. Os que seguem em frente numa reta, bitola larga, são os da Companhia Paulista, sentido Garça. Os que seguem em bitola métrica para a direita são os da Noroeste, sentido Araçatuba.

A estação de Bauru em construção (1938-39). Foto de autor desconhecido.
A estação hoje
Apesar da depredação e sujeira geral na antiga estação hoje abandonada em Bauru, o hall de entrada ainda mantém o balcão com o toldo cheio de informações ainda do tempo da RFFSA-10ª Divisão, em 2008, quando ali foi realizado um evento de ferromodelismo. Os mais desavisados podiam até pensar que ainda se vendiam passagens para Corumbá… (Foto Julio Cesar de Paiva, 27 de setembro de 2008).

Vemos acima o pátio de Bauru e esquema de linhas no tempo da RFFSA. Provavelmente anos 1970. O prédio da estação está ao centro-direita, na perna do “V” à direita.

Na foto acima temos a estação de Bauru ainda funcionando, cheia de gente nas plataformas. Possivelmente nos anos de 1980 (Foto Luiz Antonio Gasparini).

Saiba mais a respeito, a partir da publicação original, com informações que estão em outras matérias em link. Clique em goo.gl/tXdcPC

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