Dados mostram que Bauru demitiu mais do que contratou em maio

O Ministério do Trabalho divulgou nesta semana, o número de vagas de emprego formal, abertas em todo o País. Pelo segundo mês consecutivo, o Brasil criou vagas no mercado de trabalho. Apenas no mês de maio, foram contratados 34 mil novos trabalhadores. Bauru, em compensação, foi na contramão e demitiu mais do que contratou.

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, apenas no mês de Maio deste ano, foram demitidos 3.510 trabalhadores em Bauru e contratados outros 3.316. o saldo foi negativo em 194 trabalhadores.

Apesar da queda neste mês, no acumulado do ano, Bauru ainda apresenta um índice positivo, com a abertura de 254 vagas.

O setor de serviços é o grande responsável pelo número de contratações na cidade estar positivo, uma vez que, de janeiro a maio deste ano, apenas nesse setor, foram contratados mais de 1230 novos trabalhadores.

Os setores que apresentaram maior número de demissões foram os de comércio, construção civil, além das indústrias de transformação.

Após uma série de 13 anos com saldo positivo na geração de vagas de trabalho, Bauru apresentou queda nos dois últimos anos. Em 2015, o saldo negativo foi de 4.283 demissões, enquanto no ano passado, foram 3.577 trabalhadores, que ficaram sem emprego.

* Fonte: FM 94, com foto de Pedro Ventura/Agência Brasília.