Bauru, a Springfield Brasileira!

Bauru tem Estátua da Liberdade, Torre Eifel, Pelé, primeiro astronauta brasileiro, homem de muitas sogras e assim vai. E tem um monte de gente que diz que jogou com Pelé. A primeira namorada do Pelé está aí, é uma nissei, como a atual. Tem a Casa da Eny, que tem tudo para virar novela (já é uma novela).

Tem um viaduto que ficou tanto tempo inacabado quanto para se encontrar um nome, agora definido, Nicola Avalone Júnior. Ah tem um time de basquete que foi por duas vezes campeão nacional, no maior torneio. Tem um Esporte Clube Noroeste que já foi time grande do futebol e ensaia voltar com plena força.

Tem um prefeito que anda de botas (igual a do Gato), que cede o número de seu celular para meio mundo. Tem a Rua dos Esquecidos, que virou Rua Batista de Carvalho, a mais famosa pelo comércio central que abriga. Teve uma das importantes pistas de cavalos de corrida do interior, teve um boing de americanos que posou forçado na cidade e os passageiros tendo que se esbaldar no Bauru Tênis Clube. Tem mais, tem muito mais que aos poucos iremos contando por aqui.

Tem Torre Eifel, que é o apelo de marketing que dá certo, para uma importante rede de lojas.

A jornalista Marina Leite, durante o seu curso de jornalismo na Unesp, pensou o seguinte: “E se Bauru fosse a Springfield Brasileira”. Pronto, foi o que precisou para partir para um trabalho da disciplina de Planejamento Gráfico, daí fazer um suplemento bem criativo!
Conheça clicando em  Springfield Brasileira!

O “bauruzinho, não tem volta, está lá. E o sanduíche bauru continua a ser o símbolo gastronômico da cidade.

Depois foi criada a página no Face,com o título Bauru a Springfiel Brasileira (só clicar e pedir para participar).

Olha o “avatar” da página no Facebook. Por lá outras atrações virão, por sugestão de quem clicou.

“Já existia uma comunidade no Orkut que chamava ‘Bauru, a Springfield Brasileira”. continua a estudante de jornalismo.

“Lá, havia alguns fatos interessantes da cidade, mas com quase nenhuma informação mais aprofundada, mesmo porque era apenas uma comunidade. Então, quando surgiu o trabalho, me veio a ideia de pegar esse tema e aprofundar nos assuntos, já que eu sou uma grande fã da série ‘Os Simpsons’. Acho que já assisti todos os episódios, e os que eu assisti menos, devo ter visto umas três vezes. Por isso, pensei que daria para fazer uma ligação muito legal entre o desenho e a cidade”, conta jornalista Marina Leite, a respeito da proposta inicial.

“Uma das co-fundadoras do site Garotas Geeks recebeu elogios de pessoas que nem conhecia e que admiraram o projeto final. “Fiquei realmente muito surpresa ao ver pessoas que eu nem conhecia compartilhando esse trabalho, mas não tenho a menor ideia de como elas encontraram isso! (risos) Fiquei muito feliz mesmo. Sem falar que deu um ‘up’ na autoestima!”, revela.

A jornalista explica que as duas cidades são do interior, de médio a pequeno porte. Dessa forma, não se esperava que tantos acontecimentos de Bauru tivessem tanta repercussão e até influenciassem a história nacional. Além de fatos históricos, tivemos moradores ilustres como Pelé e Maurício de Sousa; o primeiro astronauta brasileiro é bauruense; já teve atentado contra ditador por aqui (caso Geisel em 1977) e um dos maiores e mais famosos prostíbulos nacionais é bauruense.

Depois de jornal on line, criado para a apresentação do trabalho universitário, seu conteúdo inspirou criação de um vídeo, produzido pela agência Descoberta e de lá um dos membros da equipe, John Fortuna, diz que o vídeo está incrivelmente difundido. Só no Facebook atingiu marca incrível.

Aí a equipe da Descoberta levou o vídeo ao Youtube e irá explodir ainda mais em visualizações. Aguarde o vídeo postado aqui.

botao-voltar

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.