Banda Mercado de Peixe se apresenta na Praça

O show será a partir das 12h na praça central da cidade, uma das mais tradicionais quando o assunto é música de todos os gêneros.

O gruo é conhecido por aproximar a cultura caipira do pop, e está se apresentando em seis cidades do Interior de São Paulo e Bauru não poderia ficar de fora.

Aqui em nossa cidade, a banda irá apresentar, no sábado, o trabalho “Água da Faca”, que utiliza referências interioranas fundidas à música de tuaregs, evocada no Caminho do Peabiru, lendárias rotas que ligavam vários lugares até o Peru e a cidade perdida de Machu Picchu, e é tema central do disco.

Em seu trabalho mais recente, a banda que foi uma das pioneiras em folclore digital e segue experimentando as fusões envolvendo a cultura popular, adiciona africanismos e latinidades ao seu caldeirão referências, além de características do jazz e mais brasilidades.

“Água da Faca” propõe sonoridades que remetem a narrativas contemporâneas – como o kwaito, a house music da África do Sul, e a cúmbia psicodélica sul-americana. Essa última, cumpre importante papel conceitual, funcionando como conexão musical com os caminhos do Peabiru.

Em Bauru, o show será realizado no sábado, dia 11, a partir das 12h, na Praça Rui Barbosa do Centro. Para saber mais, acesse: www.facebook.com/bandamercadodepeixe

O grupo foi formado nos anos 90, no meio universitário e está no ponto para uma turnê por seis cidades do Interior paulista entre março e maio. Dos shows, gratuitos, um especial para sua cidade natal: no coreto da Praça Rui Barbosa, ao meio-dia de 11 de março, um sábado.

“A ideia é garantir essa intervenção urbana, ficando bem perto da população. Será a segunda vez que tocaremos no coreto”, diz Emerson G. Vanderlei (percussão e efeitos). A turnê tem apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e prefeituras.

Toda a cúmbia psicodélica e brasilidade do grupo está baseada no repertório de “Água da Faca” (oitavo álbum, de 2015, com arranjos e direção musical de Fernando TRZ).

Lembrando que, em 2016, o Mercado já havia passado pelos Sescs Belenzinho, Vila Mariana, São Carlos, Bauru, além do festival Novos Caipiras, em Araçatuba. Agora, mais vivo do que nunca, quer mergulhar em 2017 com muita música ao vivo e, aos poucos, ir traçando os rumos de 2018, que incluirão novos projetos.

‘Mercado livre’

Turnê “Água da Faca” 2017
Bauru – 11 de março – Coreto da Praça Rui Barbosa, Centro, às 12h.
Marília – 12 de março – Cão Pererê – Rua Alcides Lages Magalhães, 38, Jardim Acapulco, às 17h.
Ribeirão Preto – 8 de abril – Praça José Rossi – Vila Virgínia, às 11h.
São Carlos – 9 de abril – Teatro Municipal – Rua Sete de Setembro, 1735 – Centro, às 16h.
São José do Rio Preto – 6 de maio – Praça Rui Barbosa – Centro, às 11h.
Sorocaba – 27 de maio – Parque dos Espanhóis – Rua Campos Salles, s/nº, Vila Assis, às 16h.