Passe o Dia dos Pais na Grand Expo Bauru

Várias atrações estão reservadas para toda a família na data comemorativa. Dentre as quais o Palhaço Faísca, lá estando para animar a criançada a partir das 15h
Hoje, domingo, é o último dia da maior festa popular da região que está repleto de atrações para toda a família. Das mais variadas opções, de brinquedos à praça de alimentação e exposição de animais, que sempre atraem muitos visitantes que buscam na Grand Expo Bauru uma comemoração diferente para o Dia dos Pais.

Muitas famílias estiveram no Recinto Mello Moraes durante o sábado. “O parque é uma oportunidade de passear em família e é uma alegria estar junto com ele. Quem tem mais prazer em estar junto é o próprio pai. Esse é o meu presente”, diz Afonso Dantas, de 6 anos, que teve um dia de diversão com o papai Nilson Dantas, que garante já ter recebido seu presente. .

O professor Marcos Vinícius Rampazzo de Almeida também já ganhou o mimo do filho João Marcos Faria de Almeida, de 4 anos, que se declarou: “Papai, eu te amo, você é o melhor pai do mundo”. Com tanto afeto assim, Marcos e a esposa Ana Cristina Dias Faria de Almeida só podiam retribuir com um dia especial para o pequeno.

“Aproveitamos a exposição como parte da comemoração do Dia dos Pais. Ele gosta muito de animais, de bois, de cavalos. E é um tempo agradável com ele”, afirma Marcos.

“PARA SEMPRE”

Teve até padrinho aproveitando o dia para levar a afilhada para se divertir. O faturista Ricardo José de Azevedo, sempre que pode, gosta de passar o fim de semana com a estudante Maria Fernanda de Azevedo Ramos, 11 anos. Eles aproveitaram as opções da Grand Expo Bauru para curtir um fim de semana diferente.

“Viemos passear com a família, fazer algo diferente, um lazer. Saímos da rotina. Vamos ver animais que eles não têm acesso sempre e passear no parque, porque ninguém é de ferro”, brinca Ricardo.

Animada com o parque, a estudante aproveitou principalmente os brinquedos que nunca tinha ido. “Fui pela primeira vez na roda gigante. É muito legal, vou lembrar para sempre”, contou ansiosa, antes de entrar no brinquedo seguinte, a montanha russa.

SÓ PARA MENINOS

O Pedro Xavier levou o “clube do Bolinha” para Grand Expo: só os homens da família estavam passeando no sábado. Ele e o sogro Paulo Franciscone levaram o filho Gabriel Xavier, de 1 ano, para conhecer os animais. Assim como o irmão e o sobrinho Paulo Xavier e Lucca Xavier, de 2 anos.

“Viemos mostrar os animais para as crianças. É uma opção para o Dia dos Pais de ter uma lembrança para o futuro e deles ficarem com os pais, o avô”, acredita Pedro.

 

A Grand Expo Bauru

A maior feira agropecuária da região segue até o próximo dia 13 de agosto, com muitas atrações, incluindo grandes shows (confira mais abaixo). Ao mesmo tempo em que, no local, acontecem exposições de animais, entre bovinos, caprinos, suínos e equinos. Os animais entram em pista para as avaliações, com análise por técnicos especializados (cada um em cada raças), onde se dão os julgamentos, levando aspectos de adequação morfológica de cada raça. Daí a pontuação e maior valorização dos animais sujeitos ao julgamento em pista.

Criadores e expositores de todo o País expõem seus animais na 44.ª Grand Expo Bauru

Este ano a exposição reúne gados das raças nelore, guzerá e jersey, além de cavalos de diversas raças, como mangalarga, appaloosa, quarto de milha e paint horse, que participam de julgamentos durante a feira.

Uma das grandes atrações da feira realizada pela Associação Rural do Centro Oeste (Arco) é a exposição dos mini horses, que, neste ano, participam de uma etapa do Ranking Nacional 2017 da Associação Brasileira dos Criadores de Mini Horses, realizada durante a Expo Bauru.

Cerca de 70 animais participaram de julgamentos de conformação. “Os mini horses são diferentes dos pôneis. Eles têm algumas características específicas como pelagem, altura – que chega até 90 centímetros – e são muito dóceis”, explica o organizador do evento em Bauru, José Eden Matosinho.

Segundo a associação da raça, a criação não exige grandes espaços e tem baixo custo. Além da resistência, “pelo pequeno porte, eles comem pouco”, explica Matosinho.

A competição realizada na Expo reúne criadores de todo Estado de São Paulo. “É muito importante para os criadores competir em exposições como esta realizada em Bauru porque divulga, ganha prêmios e o animal se destaca”.

Para os julgamentos, os animais são divididos por sexo e idade. Tanto machos quanto fêmeas disputam nas categorias mirim, potro jovem, potro, potro júnior, égua (cavalo) jovem e égua (cavalo) sênior.

Os itens julgados são comparativos de proporcionalidade, como o estado do animal, aprumos, entre outros. A descendência dos animais também conta pontos para a competição. Enquanto os animais não estiverem sendo julgados, eles ficarão expostos nas baias em frente à pista de julgamento para visitação do público.

Os mini horses já estão em exposição no Recinto e costumam atrair muitos visitantes, principalmente as crianças.

Cavalos das raças quarto de milha, appaloosa e paint horse também começam a chegar nesta sexta-feira para participar de uma etapa da Liga Nacional do Cavalo de Conformação (Lincc), realizada no fim de semana da Expo.

BOVINOS

No próximo final de semana terá o julgamento dos bovinos das raças nelore e guzerá. Cerca de 350 animais podem ser vistos pelo público nas baias e na pista de julgamento. O evento é promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN).

Além das raças de corte, a exposição também terá cinco exemplares da raça jersey, de gado leiteiro. De acordo com o colaborador da Nelore, Luís Augusto de Camargo, todas essas raças são de elite e os animais trazidos para a Grand Expo são criados exclusivamente para exposições e competições. “A alimentação é diferenciada, eles não ficam em pasto, têm tratamento diferenciado, tudo para evidenciar as características da raça para ir para julgamento”, explica.

A Grand Expo contribui com os criadores que buscam o melhoramento genético dos animais e conseguem observar nas competições se a seleção feita está correta. Além de que o prêmio de campeão valoriza o animal e seu criatório.

A 44.ª Grand Expo Bauru termina hoje, 13 de agosto, no Recinto Mello Moraes, que fica na quadra 36 da avenida Comendador José da Silva Martha.

O evento é uma realização da Arco e Prefeitura Municipal de Bauru. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3236-1040.

Mais pelo Vivendo Bauru.