Arborizando Bauru. Nossa Nações Unidas com mais verde

A Avenida Nações Unidas tem merecido atenção especial não só das autoridades, como também da população.

Tanto que cidadãos comuns partiram para o plantio de 40 novas árvores na mais bela avenida da cidade, como parte do projeto “Piloto Floresta Urbana” que tem o objetivo de arborizar a cidade

O projeto implementou 40 mudas de árvores na Avenida Nações Unidas em Bauru.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) implantou o “Piloto de Floresta Urbana” em Bauru. A ação contou com o plantio de 40 mudas de árvores nativas nos dois lados da quadra 42 da Avenida Nações Unidas. No total, foram escolhidas 13 espécies diferentes de árvores: Sibipiruna, Pau-Ferro, Magnólia, Mirindiba, Coração de Negro, Calabura, Quereutéria, Dedaleiro, Ipês branco e amarelo, Aroeira, Pimenteira e Quaresmeira.

Segundo a secretária da Semma, Mayra Fernandes, o local foi escolhido por ser uma importante via de ligação da cidade. Além disso, a avenida contem diversos pontos turísticos como o Anfiteatro do Parque Vitória Régia, a Praça da Paz, o Teatro Municipal, o Zoológico Municipal e o Jardim Botânico.

“Optamos pelo quarteirão 42 devido à deficiência de arborização nessa região. A Avenida é arborizada de maneira geral, porém em alguns pontos temos árvores apenas no canteiro central, sendo deficitária nos passeios públicos. Por se tratar de uma via com intensa circulação de veículos e de pessoas, a complementação de arborização da área irá contribuir na qualidade de vida dos munícipes e na diminuição do impacto de poluição que os veículos causam”, observou Mayra.

O projeto prevê a arborização urbana proposta pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A arborização na cidade tem algumas características específicas pois ela precisa se adequar ao meio urbano. As árvores escolhidas para o plantio visam a melhoria da qualidade paisagística e ambiental. Além disso, elas tem o objetivo de recuperar aspectos da paisagem natural, atenuando os impactos decorrentes da urbanização.

Arborizando Bauru
A cidade também conta com um projeto independente para deixá-la mais arborizadas e, além disso, com mais frutas. O Fruto Urbano nasceu de dois irmãos que perceberam a falta de árvores, de sombra e de pássaros em nosso contexto urbano.

O projeto conta com aproximadamente 80 voluntários que realizam plantio de árvores frutíferas por toda a cidade. Eles realizam plantios coletivos abertos para quem quiser ajudar e a programação é publicada na página do Facebook™.

Com informações e foto do Social Bauru (continue lendo a respeito ao clicar nas palavras em destaque).