A Beneficência Portuguesa

A ideia de formar uma Sociedade Beneficente Portuguesa em Bauru surgiu no início do século XX, de reuniões que aconteciam em uma casa situada na Rua Batista de Carvalho, 90 (hoje quadra 4), onde os imigrantes portugueses, moradores da cidade, se encontravam para falar de assuntos diversos.

O critério arquitetônico sempre foi levado em conta e, pela foto abaixo, dos idos de 1.937, já podemos nos remeter ao que temos hoje, mantido com muito rigor pela atual e diretorias anteriores. Foto aliás uma relíquia e que só por ela temos toma uma história contada.

Em meio aos muitos assuntos, eles falavam com saudades de Portugal, relembrando as Sociedades Beneficentes Portuguesas espalhadas pelo mundo, daí ter sido eleita então uma reitoria que iniciaria os trabalhos para por em prática o projeto.

12ff7ef56c7d09b48d17268c1190d871-300x214

Em 1914 foi fundada a primeira Sociedade Beneficente Portuguesa de Bauru, que funcionava em uma pequena casa à Rua Virgílio Malta. Com o tempo o espaço tornou-se pequeno e houve a necessidade de um local maior.
O grupo então comprou uma casa maior, mas esta não chegou a ser utilizada, pois a diretoria tinha um sonho maior, o de construir um hospital. Foi oferecido um terreno localizado no então Altos da Cidade, excelente para a construção do tão sonhado hospital a preço razoável (onde hoje temos o hospital).

e40cebaad7b9d11d56c581638782bd10-300x214

Conseguiram comprar o terreno, e através do cônsul português, adquiriram o projeto para a construção, de autoria do arquiteto português Ricardo Severo. A pedra fundamental foi colocada em 12 de outubro de 1925.

Após três anos de construção, o hospital é inaugurado, em 10 de junho de 1928, “(…) acontecimento este que trouxe incontáveis benefícios ao setor da saúde de nossa cidade e região”.

Hoje a Beneficência Portuguesa de Bauru presta relevantes serviços na área da saúde, com sua área ampliada e na parte logo atrás, porém não seguindo a arquitetura original, sem no entanto prejudicar a proposta, mas dentro de princípios modernos de hospitais sob o ponto de vista arquitetura hospitalar.

Vamos a um vídeo, produzido pela TV Unesp, que fala mais sobre esse hospital de alta relevância na cidade:

Clique aqui para ter acesso à galeria de imagens da Beneficência Portuguesa de Bauru, associação fundada em 1914, por um grupo de imigrantes portugueses fixados neste município do interior do estado de São Paulo.

O hospital Beneficência Portuguesa de Bauru entrou em funcionamento em 10 de junho de 1928, data em que se comemora mundialmente o Dia de Camões e das comunidades portuguesas. O primeiro médico contratado foi o dr. Miroslau Szeligowski, que permaneceu como diretor clínico do hospital até 1934.

A Beneficência Portuguesa de Bauru localiza-se na região central da cidade, entre as ruas Rio Branco e Gustavo Maciel. A fachada de seu edifício principal sugere características dos casarões do norte de Portugal do final do século XIX, reunindo elementos arquitetônicos tradicionais e ecléticos.

O hospital atualmente é administrado pela Associação Beneficência Portuguesa de Bauru, situado à Rua Rio Branco, nº 13-83, Centro, Bauru-SP, CEP 17.015-311.

* Texto baseado no Jornal mensal “Bauru Ilustrado”, extraido de pesquisa feita pelas arquitetas Ludmilla Sandim Tidei de Lima e Mônica Maria Donida Burgo.

Saiba mais pelo site oficial da Beneficência Portuguesa de Bauru.

(*) Por Renato Cardoso, que é jornalista, publicitário e bacharel em direito.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.