Projeto de Restauração do acervo da Pinacoteca Municipal é contemplado por Programa Estadual

O Projeto de Conservação e Restauração do acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru foi contemplado com recursos financeiros do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O Projeto de Conservação e Restauração do acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru foi contemplado com recursos financeiros do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O projeto tem como objetivo a conservação preventiva e restauração de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru, sediada na “Casa Ponce Paz”. O acervo é composto por obras de artistas renomados e inclui uma recente aquisição em comodato de obras dos irmãos artistas: João Ponce Paz, Antonio Ponce Paz e Salvador Ponce Paz.

A proponente do projeto, Adriana Vera Duarte, é especializada na área de conservação e restauração de obras de arte, pinturas sobre tela, madeira e papel, esculturas em madeira e gesso incluindo imaginária sacra e molduras antigas. Além de Adriana, a execução do projeto contará com a participação da historiadora Fabiana Ferreira Rocha, como assistente de restauração, da museóloga Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa, que acompanhará todo o projeto e de Eric Max Hess, como auxiliar de ateliê. A partir da formação da equipe será montado também um ateliê equipado para a realização de todos os procedimentos de conservação preventiva e restauração.

As obras que serão tratadas são aquelas que necessitam de cuidados urgentes devido a processos de degradação ativos como perdas e manchas na camada pictórica, danos no suporte causado por ataques de cupim no local de origem, chassis inadequados, falta de molduras, dentre outros.

É importante destacar que todo o trabalho proposto será desenvolvido atendendo as normas museológicas e de Conservação e Restauro consagradas internacionalmente, respeitando o princípio da mínima intervenção nas obras, e da reversibilidade dos materiais, além do compromisso de respeitar absolutamente a integridade estética, histórica e material das obras.

O projeto “Conservação e Restauração do acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru” tem previsão para ser iniciado em março de 2018.